Título
Boosting children's creativity through creative interactions with social robots
Autor
Oliveira, Patrícia Alves
Resumo
pt
Criatividade é uma habilidade com benefícios no desenvolvimento saudável. Os níveis de
criatividade são dinâmicos e oscilam durante a vida, sendo que o primeiro maior declínio
acontece aos 7 anos de idade. No entanto, a criatividade é uma habilidade que pode ser nutrida se
treinada e evidências sugerem um aumento desta habilidade com o uso de programas validados
de criatividade. Ainda assim, os programas de criatividade para crianças pequenas (entre os 6-9
anos de idade) são escassos. Adicionalmente, estes programas adquirem o formato parecido ao
de testes, faltando-lhes dinâmicas de brincadeira e interatividade que poderão motivar as crianças
a envolverem-se em práticas criativas ao longo do tempo. O presente projeto de doutoramento
procurou contribuir para a estimulação da criatividade em crianças propondo usar robôs sociais
como ferramenta de intervenção, adicionando dinâmicas de brincadeira e interação ao treino.
Assim, conduzimos três estudos em escolas, campos de férias, e museus para crianças que
contribuíram para o desenho, fabricação, e teste experimental de um robô cujo objetivo é ser uma
ferramenta que contribui para aumentar os níveis de criatividade. O Estudo 1 (n = 140) procurou
testar o efeito de atividade já existentes com robôs na criatividade e mostrou o potencial positivo
do uso de robôs para o treino criativo. O Estudo 2 (n = 134) incluiu crianças como co-designers
do robô, assegurando que o desenho do robô correspondeu às necessidades das crianças. O
Estudo 2 (n = 130) investigou a eficácia deste robô como ferramenta para a criatividade,
demonstrando o seu potencial para o treino da criatividade. Em suma, o presente doutoramento
mostrou que os robôs poderão ter um potencial criativo em atividades com crianças. Desta
forma, os robôs sociais poderão ser ferramentas promissoras em intervenções na psicologia.
en
Creativity is an ability with psychological and developmental benefits. Creative levels are
dynamic and oscillate throughout life, with a first major decline occurring at the age of 7 years
old. However, creativity is an ability that can be nurtured if trained, with evidence suggesting an
increase in this ability with the use of validated creativity training. Yet, creativity training for
young children (aged between 6-9 years old) appears as scarce. Additionally, existing training
interventions resemble test-like formats and lack of playful dynamics that could engage children
in creative practices over time. This PhD project aimed at contributing to creativity stimulation
in children by proposing to use social robots as intervention tools, thus adding playful and
interactive dynamics to the training. Towards this goal, we conducted three studies in schools,
summer camps, and museums for children, that contributed to the design, fabrication, and
experimental testing of a robot whose purpose was to re-balance creative levels. Study 1 (n =
140) aimed at testing the effect of existing activities with robots in creativity and provided initial
evidence of the positive potential of robots for creativity training. Study 2 (n = 134) aimed at
including children as co-designers of the robot, ensuring the robot’s design meets children’s
needs and requirements. Study 3 (n = 130) investigated the effectiveness of this robot as a tool
for creativity training, showing the potential of robots as creativity intervention tools. In sum,
this PhD showed that robots can have a positive effect on boosting the creativity of children.
This places social robots as promising tools for psychological interventions.