Título
Listening to the inner child in social cognition: The ontogeny of the dual architecture of social information processing
Autor
Cardoso, Sara Loureiro Nunes
Resumo
pt
Estudos com crianças podem ser valiosos para o teste e construção de teorias sóciocognitivas,
para além dum âmbito estritamente desenvolvimentista, particularmente sob o
enquadramento da arquitectura dualista do processamento de informação social. Sete estudos,
agrupados em 2 conjuntos, servem a apresentação de argumentos a favor desta tese. O
primeiro conjunto ilustra a utilidade de investigação com participantes de diferentes idades
(pré-escolar até 9º ano) para testar e informar teorias de processamento dualista, como o
modelo das três-etapas da percepção social (Gilbert, Pelham, & Krull, 1988). Os Estudos 1 e
2 testaram, e corroboraram, a predição ontogenética derivada do modelo de que a correcção
situacional é um processo ontogeneticamente mais tardio do que a caracterização
disposicional. O Estudo 3 examinou o impacto das expectativas prévias na caracterização
disposicional e discutiu-se o modo como os resultados informam o modelo. O segundo
conjunto de estudos ilustra o valor de investigação com crianças na acumulação de
conhecimento sobre processos mais automáticos, tais como os envolvidos no processamento
de incongruência em contextos de formação de impressões. Os Estudos 4 e 5 investigaram a
preferência dos participantes por saber mais sobre uma pessoa-alvo congruente ou
incongruentemente descrita. O Estudo 6 examinou se os participantes concebiam como real
uma pessoa-alvo descrita de forma incongruente. Finalmente, o Estudo 7 testou a recordação
diferencial de informação congruente e incongruente com expectativas em crianças de 4 a 10
anos. Com base nestes resultados geraram-se hipóteses sobre o processamento mais
automático de informação incongruente, nomeadamente sobre negligência e evitação de
incongruência.
en
Studies conducted with children may be highly valuable for the advancement of social
cognitive theory testing and building, beyond a strictly developmental scope, and particularly
under the framework of the dual-architecture of social information processing. The arguments
favouring this thesis are presented through the implementation of 7 studies, grouped in 2 sets.
The first set of studies illustrates how research with differently-aged participants
(preschoolers to ninth-graders) is useful for testing and informing dual-process theories, such
as the three-stage model of person perception (Gilbert, Pelham, & Krull, 1988). Studies 1 and
2 tested, and corroborated, the ontogenetic prediction derived from the model that the
situational correction process has a later ontogenetic onset than the dispositional
characterization process. Study 3 examined the impact of prior expectancies on the
dispositional characterization process, and the ways the obtained results inform the threestage
model were discussed. The second set of studies illustrates how research with children
is valuable for gathering knowledge about the operation of the more automatic processes,
such as the ones involved in incongruency processing in impression formation settings.
Studies 4 and 5 investigated participants’ willingness to know more about either a
congruently or an incongruently described target-person. Study 6 examined whether
participants conceived of a target-person described in incongruent terms as a real person.
Finally, Study 7 tested differential recall of expectancy-congruent and incongruent
information in 4- to 10-years-old children. Based on these results, hypotheses were generated
about the more automatic processing of incongruent information, namely of incongruencyneglect
and avoidance.