Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

As fake news e o trabalho das agências brasileiras de fact-checking

Autor
Affonso, Victor Vinicius Mendes Montezuma
Resumo
pt
O que são as fake news e quais os seus perigos? Esta pergunta já perdura há alguns séculos e está mais pertinente ainda nos dias de hoje, com o domínio das redes sociais como canais de informação. A verdade é que este fenómeno da comunicação está a modificar o modo de se fazer jornalismo, onde entra em cena o trabalho de fact-checking como uma das poucas armas contra a desinformação. Mas será esta solução apenas paliativa? O objetivo desta dissertação é apontar as características das notícias falsas, frisando a importância da literacia digital, e contribuir para a compreensão do cenário do que está sendo feito na prática para combater a desinformação, com base em entrevistas com jornalistas profissionais na linha de frente enquanto checadores de informações.
en
What are fake news and what are its dangers? This question has persisted for some centuries and is even more relevant today, with the dominance of social media as channels of information. The truth is that this phenomenon of communication is changing the way of doing journalism, where fact-checking comes into play as one of the few weapons against disinformation. But is this solution just palliative? The objective of this dissertation is to point out the characteristics of fake news, stressing the importance of digital literacy and contribute for the understanding of the scenario of what is being done, in practice, to fight disinformation, based on interviews with professional journalists on the frontline while information checkers.

Data

18-dez-2020

Palavras-chave

Social media
Jornalismo
Journalism
Rede social
Fake news
Fact-checking
Redação
Newsroom
Comunicação -- Communication

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo