Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A importância da comunicação entre criadores e jogadores na indústria dos videojogos

Autor
Almeida, Bernardo Alves da Silva
Resumo
pt
Atualmente, a indústria dos videojogos tem grande relevância no panorama da indústria cultural, tendo em conta que as receitas para este mercado foram estimadas em 119 mil milhões de euros em 2018. As editoras e criadores de videojogos estão presentes nas várias plataformas online, onde comunicam, em diferentes níveis, com os jogadores. Assim, com a presente dissertação pretende-se compreender a importância que essa comunicação tem na atual indústria dos videojogos. Para tal, numa primeira fase, fez-se observação participante em três grandes comunidades online de jogadores no Reddit, de modo a perceber as representações dos utilizadores em relação à comunicação dos criadores de videojogos. Numa segunda fase, foram realizadas entrevistas a gestores de comunidades online de jogadores. Na terceira fase, foi aplicado um inquérito online às três maiores comunidades de gaming no Reddit. Através da observação participante foi possível concluir que uma comunicação eficaz entre criadores e jogadores depende da editora e sublinha-se o papel importante dos gestores de comunidade. Através das entrevistas a gestores de comunidades de jogadores, foi possível enquadrar a necessidade de marcar presença, de forma assídua, nas várias plataformas, como é o caso das redes sociais Facebook e Twitter, onde atualizam os jogadores com novidades e respondem a sugestões e críticas. Os resultados do inquérito online indicam que a comunicação regular é de grande importância para o sucesso dos jogos e dos próprios criadores. O tipo de comunicação mais esperado pelos jogadores é a resposta a ideias ou problemas, sendo que os jogadores atribuem grande importância às redes sociais online para que tal aconteça.
en
Currently, the video games industry is very important in the cultural industry, considering that revenues for this market were estimated at 119 billion euros in 2018. Video game publishers and developers are present today in the various online platforms where they communicate at different levels with players. Thus, the main objective of this dissertation is to perceive the importance that this communication has in the current video game industry. To achieve this, first, a participant observation was conducted in three large online communities of players on Reddit, in order to perceive the representations of the users in relation to the communication of creators of video games. Afterwards, interviews were conducted with managers of online gaming communities. In a third moment, an online survey was applied to the three largest gaming communities on Reddit. Through participant observation, it was possible to conclude that effective communication between creators and players depends on the publisher and here the important role of community managers is highlighted. Through the interviews with managers of players' communities, it is possible to conclude that it is necessary to have a regular presence on the various platforms, such as the social networks Facebook and Twitter, where community managers update players with news and respond to suggestions and criticism. The online survey results indicate that regular communication is of great importance for the success of video games and the creators themselves. The type of communication most expected by players is the response to ideas or issues, and players attribute great importance to online social media for this to happen.

Palavras-chave

Social media
Rede social
Editoras
Video games
indústria cultural
Influenciadores
Influencers
Relações intergrupais
Jogo de vídeo
Criadores
Comunidades online de jogadores
Estratégias de engagement
Publishers
Developers
Online gaming communities
Engagement strategies
Comunicação -- Communication

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo