Título
Comunicação no futebol português: o caso do Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal no Instagram
Autor
Martins, Rúben Alexandre Lourenço
Resumo
pt
Através do presente estudo pretende-se compreender a importância das estratégias de comunicação, levadas a cabo por parte dos clubes portugueses da primeira liga de futebol, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, na plataforma Instagram, quanto ao seu impacto no conhecimento das marcas que os patrocinam, nos seus adeptos. Este estudo, focar-se-á numa vertente do impacto das publicações e patrocínios exercidos por parte das duas entidades desportivas para com o seu público.
Como forma a obter dados que possibilitem uma análise e posteriormente resultados em conformidade com o objetivo traçado para o estudo, a recolha de dados empíricos passará por uma recolha e análise mista, querendo desta forma significar que será feita uma recolha de dados quantitativos através de um questionário online destinado a respostas por parte de utilizadores de redes sociais online, assim como a obtenção de dados qualitativos através da realização de entrevistas a profissionais da área da comunicação desportiva portuguesa, nomeadamente na área do futebol.
Através do método de recolha dos dados empíricos apresentados, completando com a componente teórica a desenvolver ao longo do estudo, pretende-se alcançar dessa forma conhecimento relativamente à realidade das estratégias de comunicação dos dois clubes mencionados, e o impacto nos adeptos e seguidores das páginas oficiais dos clubes nas redes sociais online, com destaque para o Instagram.
en
This study aims to understand the importance of communication strategies, carried out by the portuguese clubs of the first football league, Sport Lisboa e Benfica and Sporting Clube de Portugal, on the Instagram platform, as to their impact on the knowledge of the brands that sponsor them, by their supporters. This study will focus on an aspect of the impact of the posts and sponsorship exercised by the two sports entities towards their public.
In order to obtain data that will enable an analysis and later results in accordance with the objective outlined for this study, the collection of empirical data will involve a mixed collection and analysis, meaning that quantitative data will be collected through an online questionnaire for answers by users of online social networks, as well as obtaining qualitative data through interviews with professionals in the field of portuguese sports communication, particularly in the area of football.
Through the method of collecting the empirical data presented, completing with the theoretical component to be developed throughout the study, it is intended to achieve knowledge regarding the reality of the communication strategies of the two clubs mentioned and the impact on fans and followers of the official pages of the clubs on online social networks, especially Instagram.