Título
O Instagram como motor de marketing e integração social: O caso do triatlo em Portugal
Autor
Oliveira, Inês Duque Pereira Venâncio de
Resumo
pt
Os Novos Media, nos quais estão incluídas as redes sociais online, tornaram-se uma ferramenta
importante para o marketing desportivo, e são um dos formatos mais modernos de relacionamento
entre as organizações desportivas. Nesta linha, esta dissertação procura entender as vantagens e
utilidades que uma dessas redes, Instagram, têm para um desporto específico, o triatlo, que luta
por crescer e alcançar maior popularidade em Portugal.
A partir do estudo de casos cruciais, o trabalho demonstra como esta plataforma oferece inúmeros
recursos que permite, quando bem utilizada, implementar boas práticas e estratégias de
comunicação, implementar modelos de marketing e negócios alternativos, criar âmbitos de interrelação
e promover o sentido de pertinência a uma comunidade (virtual), apoiando a divulgação
de uma atividade, aumentando assim, a sua popularidade.
en
The New Media, which include the online social networks, have become an important tool for
sports marketing and are one of the most modern ways of communication among sports
organizations. Following this trend, this work aims to help understand the advantages and
potential uses that one of these networks, Instagram, has for a specific sport, triathlon, which has
been growing in popularity in Portugal.
By studying some crucial cases, this work shows how this platform offers many resources that,
when well used, allow to implement good communication policies and strategies, implement
marketing models and alternative trades, create inter-relationship environments and promote the
sense of belonging to a (virtual) community, supporting the promotion on an activity, therefore
increasing its popularity.