Título
Integração do cliente no processo de inovação: Estudo de caso na Altice Portugal
Autor
Ferreira, Ricardo Jesus
Resumo
pt
O atual enquadramento económico é marcado por um conjunto enorme de forças competitivas e por
diversos fluxos de transformação. Desta forma é imprescindível que as organizações inovem.
Apesar de se assistir a uma mudança cultural no seio das organizações, a realidade portuguesa
nunca foi muito profícua em inovação. Motivadas pelas circunstâncias sociais, políticas e culturais, as
organizações e os seus gestores encararam sempre a inovação como algo dispendioso e de alto risco.
Contudo, este é um paradigma antigo, hoje as organizações já tendem a encarar a inovação como algo
essencial. Para minimizar o potencial risco de uma inovação que não se adequa ao mercado ou mitigar
a despesa corrente de um processo de inovação, estas adotaram um paradigma mais aberto
potenciando assim as relações e interações com os diversos agentes económicos.
Por intermédio de um estudo de caso à Altice, o presente trabalho pretende clarificar como é
realizada a integração do cliente no processo de inovação. Com base nesta problemática, diversos
estudos foram realizados sobre a integração do cliente como parte fundamental do processo de
inovação. No entanto, são reduzidos aqueles que avaliam e revelam quais os obstáculos existentes à
integração do cliente no processo inovação. Este estudo pretende assim aferir quais são estas barreiras
e de que forma a Altice as supera.
Ainda que o presente estudo se encontre sustentado num único caso de estudo, o mesmo revela,
por intermédio de uma metodologia qualitativa, uma sólida ligação ao cliente por parte da empresa,
evidenciando reduzido atrito no processo de inovação.
en
The global economic environment is marked by a huge set of competitive forces and streams of
transformation. Thus, it is essential that organizations innovate.
Despite witnessing a cultural change within organizations, the Portuguese framework has never
been very valuable in innovation. Motivated by social, political and cultural circumstances,
organizations and their managers have always viewed innovation as expensive and high risk. However,
this is an old paradigm, today organizations see innovation as essential. In order to minimize the
potential risk of an innovation that is not suited to the market or to mitigate the current expense of an
innovation process, they adopted a more open paradigm, enhancing relations and interactions with
the various economic agents.
Through a case study to Altice, the present work aims to clarify how the integration of the
customer in the innovation process is carried out. Based on this problem, several studies were carried
out on customer integration as a fundamental part of the innovation process. However, those who
evaluate and reveal the existing obstacles to customer integration in the innovation process are
reduced. This study aims to assess what these barriers are and how Altice overcomes them.
Although the present study is based on a single case study, it reveals, through a qualitative
methodology, a solid connection to the client by the company, showing little friction in the innovation
process.