Título
The construction and application of brand value evaluation model for China's pharmaceutical industry
Autor
Li Dacan
Resumo
pt
Atualmente, na era da informação, marcas fortes podem prolongar o ciclo de vida dos
seus produtos e melhorar a competitividade e valor global das empresas na indústria
farmacêutica. Neste sentido, este estudo espera contribuir para a construção de um sistema de
avaliação de valor da marca ajustado à industria farmacêutica na China, procurando
aprofundar, igualmente, a noção de valor de marca para esta indústria.
Através de uma análise das vantagens e desvantagens dos principais métodos de
avaliação de marca, nacional e internacionalmente, este estudo selecionou o modelo
Interbrand para o optimizar e melhorar neste contexto.
A tentativa de melhoria do Modelo Interbrand envolve 3 aspetos: primeiro, para a
determinação do índice de função de marca, o processo de hierarquia analítica é usado em vez
do método de pontuação de especialistas para determinar o retorno que a marca traz à empresa.
O segundo procura apresentar a força do consumidor e a força sociocultural ao calcular a
força da marca. Finalmente, o peso de cada fator de força da marca é ajustado, e o método de
avaliação abrangente "fuzzy" é usado para calcular o índice de avaliação. Finalmente, o Grupo Y
é usado como exemplo para aplicar o Modelo Interbrand ajustado, e a racionalidade dos
resultados deste estudo é apresentada
Este estudo modifica o modelo Interbrand como modelo básico e procura atualizá-lo para
construir um sistema de avaliação do valor da marca para a indústria farmacêutica na China
esperando enriquecer a investigação nesta área.
en
In today's information age, strong brands can prolong the life cycle of products and
enhance the competitiveness and overall value of pharmaceutical enterprises. Therefore, this
study hopes to build a set of brand value evaluation system suitable for Chinese
pharmaceutical industry, and dig deep into the connotation of brand value of Chinese
pharmaceutical industry.
Through a brief analysis of the advantages and limitations of the current mainstream
brand value assessment methods at home and abroad, this study selects the relatively
authoritative Interbrand model to optimize and improve. The improvement of Interbrand
model mainly involves the following three aspects: First, for the determination of the brand
function index, the analytic hierarchy process is used instead of the expert scoring method to
determine the excess return that the brand brings to the enterprise. The second is to introduce
consumer strength and socio-cultural strength when calculating brand strength. Thirdly, the
weight of each factor of brand strength is adjusted, and the fuzzy comprehensive evaluation
method is used to calculate the evaluation index. Finally, Y Company is taken as an example
to apply the adjusted Interbrand model, and the rationality of the results of this study is
expounded.
This study modifies the Interbrand model as the basic model, and preliminarily
constructs the brand value evaluation system of Chinese pharmaceutical industry, hoping to
enrich the research of brand value of Chinese pharmaceutical enterprises with a certain
reference significance.