Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

A importância do design da transferência da aprendizagem no e-learning

Autor
Cartaxo, Maria Madalena de Sousa Falcão Crespo
Resumo
pt
A presente tese tem como principal objetivo contribuir para o conhecimento dos fatores que afetam a transferência da aprendizagem para o local de trabalho. Mais especificamente, estudar a importância do design de transferência da aprendizagem, uma vez que este tem sido um tema muito pouco estudado nos dias de hoje. A tese encontra-se estruturada em cinco partes. Na Parte 1, é feita uma pequena introdução ao tema da formação como estratégia de apoio à gestão de competências. Na Parte 2, é feita uma revisão de literatura sobre a emergência do e-learning e a sua importância nos dias de hoje. Na parte 3 é feita uma revisão bibliográfica sobre a transferência da formação, os seus principais determinantes e em que se analisa empiricamente esta problemática. Na parte 4 é dada uma especial incidência à questão do design de transferência. Na quinta e última parte é apresentado o estudo levado a cabo e as suas principais implicações. Os resultados deram lugar a contribuições teóricas, empíricas e práticas que importa salientar. Do ponto de vista teórico, este trabalho reforça a importância da preparação e estruturação de uma formação e ainda do papel da antecipação cognitiva afetiva na explicação da transferência das aprendizagens para o local de trabalho. Para além disto, evidencia ainda a importância da perceção de utilidade da formação na explicação da transferência dos conhecimentos. Ao nível empírico, o trabalho contribui para o enriquecimento da literatura evidenciando a relação entre a existência de um design de transferência e a posterior transferência da aprendizagem. No que se refere às implicações práticas, os resultados obtidos neste trabalho permitem sugerir algumas estratégias relevantes para os responsáveis da formação que pretendam aumentar o grau de transferência da formação para o local de trabalho.
en
The main goal of this dissertation is to provide a contribution to the knowledge of the factors that affect transfer of training to the work context. More specifically, study the importance of the design transfer, since this has been a less studied topic nowadays. Thus, the present work is divided in five sections that comprehend, apart from a little introduction to the theme “training as a strategy to support management skills” (section 1), a review of literature about the emergence of e-learning and its importance actually. The third part comprehends a review of literature on the theme training transfer and its principal determinants. On part four, a special focus is given on the issue of training transfer. The fifth and last part, presents the study carried out and its principal implications. This work represents an important effort to draw attention to the importance of training transfer, addressing relevant contributions to the training transfer literature and practice. Besides, draws attention to the importance of organize and structure training, and also the importance role of cognitive anticipation on the transfer of knowledge to work. In addition, evidences the importance of the perception of uselfuness of training on this theme. This work also expands the training transfer literature by empirically demonstrating the relationship between the existence of a transfer design and subsequent transfer of training. Regarding the practical contributions, the present work suggests important strategies to the training practitioners that want to enhance the level of training transfer to the workplace.

Data

09-mai-2014

Palavras-chave

Formação
Transferência da formação
Training
E-learning
Design de transferência
Transfer of training
Transfer design

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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