Título
Jerónimo Martins Social Lab: Um programa de empreendedorismo social corporativo aplicado ao Grupo Jerónimo Martins
Autor
Meneses, Tânia
Resumo
pt
O presente trabalho de projeto procura impulsionar o empreendedorismo social corporativo
como uma ferramenta que visa endereçar os problemas negligenciados da sociedade a partir da
criação de soluções inovadoras que contribuam para a sua mitigação e, simultaneamente, para
o desenvolvimento sustentável.
O projeto constitui um plano de ação para a implementação de um programa corporativo
aplicado ao contexto do Grupo Jerónimo Martins, designado Jerónimo Martins Social Lab.
Estruturado em três fases – bootcamp, capacitação e aceleração – , oferece aos colaboradores a
possibilidade de identificar desafios sociais na comunidade envolvente à sua operação,
transformando-os em ideias com potencial de gerar impacto social positivo, garantido as
ferramentas e o acompanhamento necessários durante o seu desenvolvimento, no domínio do
empreendedorismo social.
O Jerónimo Martins Social Lab surge da necessidade identificada internamente, pelo
departamento de Responsabilidade Social Interna, em aprofundar o vínculo social com a
comunidade, sobretudo, na relação com a população mais frágil e está alinhado com a estratégia
de responsabilidade social corporativa e os objetivos de desenvolvimento sustentável das
Nações Unidas.
en
This work project seeks to boost corporate social entrepreneurship as a tool that aims to address
the neglected problems of society by creating innovative solutions that contribute to their
mitigation and, simultaneously, for the sustainable development.
The project constitutes an action plan for the implementation of a corporate program
applied to the context of the Jerónimo Martins Group, called Jerónimo Martins Social Lab.
Structured in three phases – bootcamp, training and acceleration –, it offers employees the
possibility to identify social challenges in the community surrounding its operation,
transforming them into ideas with the potential to generate positive social impact, ensuring the
necessary tools and monitoring during their development, in the field of social
entrepreneurship.
The Jerónimo Martins Social Lab arises from the need identified internally, by the Internal
Social Responsibility department, to deepen the social bond with the community, above all, in
the relationship with the most fragile population and is aligned with the strategy of corporate
social responsibility and the sustainable development goals of the United Nations.