Teses e dissertações

Mestrado
Estudos de Desenvolvimento
Título

A escola do futuro: A utopia necessária: Idealização da escola com a aplicação dos princípios da sustentabilidade integrada

Autor
Pereira, Inês Adelina Trindade
Resumo
pt
Esta dissertação pretende evocar a discussão sobre o Desenvolvimento e a Educação, à luz dos discursos desenvolvimentistas e pós-desenvolvimentistas, através dos conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Buen Vivir e Sustentabilidade Integrada, que se relacionam apesar de pertencerem a correntes de pensamento distintas. O modelo educacional vigente em Portugal e o Desenvolvimento têm-se mostrado inúteis na persecução dos seus objetivos, sendo que estes são considerados obsoletos e desenquadrados do contexto em que vivemos atualmente. A escola continua a refletir uma realidade do século XIX, alvo de várias críticas, sendo uma delas o facto de não entender o aluno como um todo e desvalorizando a sua unicidade, deixando muitos para trás e os demais “incompletos”. Ademais, o foco do Desenvolvimento no crescimento económico tem-nos progressivamente conduzido a um futuro que se mostra tenebroso, uma vez que o planeta não está a conseguir recuperar das mazelas que sofre às mãos do Ser Humano. A geração atual está já a sentir os impactes da mudança climática e por isso é cada vez mais importante que as sociedades se comprometam no caminho para a Sustentabilidade, adotando posturas que protejam o meio ambiente. Neste sentido, a presente dissertação procura aprofundar estes conceitos e ideias, analisando que contributos a sua implementação poderia trazer para a transformação do sistema educativo e, consequentemente, da sociedade. O estudo centra-se numa análise teórica comparativa entre Desenvolvimento Sustentável e Buen Vivir, através de pesquisas bibliográficas e documentais, procurando depois a sua aplicação na educação.
en
This dissertation intends to evoke the discussion about Development and Education, in the light of developmental and post-developmentalist discourses, through the concepts of Sustainable Development, Buen Vivir and Integrated Sustainability, which are related despite belonging to different currents of thought. The current educational model in Portugal and Development have proved useless in pursuing its objectives, which are considered obsolete and out of step with the context in which we currently live. The school continues to reflect a reality of the 19th century, the target of several criticisms, one of which is the fact that it does not understand the student as a whole and devalues his uniqueness, leaving many behind and the others “incomplete”. In addition, the focus of Development on economic growth has progressively led us to a future that appears to be dark, since the planet is not managing to recover from the ills it suffers at the hands of the Human Being. The current generation is already feeling the impacts of climate change and that is why it is increasingly important that societies commit themselves on the path towards Sustainability, adopting attitudes that protect the environment. In this sense, this dissertation seeks to deepen these concepts and ideas, analyzing what contributions their implementation could bring to the transformation of the educational system and, consequently, of society. The study focuses on a comparative theoretical analysis between Sustainable Development and Buen Vivir, through bibliographic and documentary research, looking after its application in education.

Data

26-jan-2021

Palavras-chave

Desenvolvimento
Development
Educação
Education
Buen Vivir
Sustentabilidade integrada
Integrated sustainability
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development

Acesso

Acesso livre

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