Título
Reflexão sobre o insucesso dos primeiros estudantes bolseiros timorenses em Portugal na fase da construção do estado nação de Timor-Leste no pós 1999 - 2002
Autor
Gomes, João
Resumo
pt
Este estudo tem por objectivo reflectir sobre os percursos e sucessos ou insucessos
dos trezentos e trinta e cinco (335) primeiros bolseiros timorenses em Portugal, na fase da
transição para a independência de Timor-Leste, entre os anos de 2001 e 2002. Procura
reunir informações detalhadas sobre estes jovens e o seu percurso em Portugal, obtidas
através de diferentes instituições de Cooperação Portuguesa e de Timor-Leste.
A reflexão incide sobre a integração destes jovens no sistema educativo
português, no Ensino Superior e no Técnico-Profissional. Aborda-se o relativo insucesso
dos estudantes timorenses, considerando a questão do desenvolvimento humano na área
da educação e o entrave da língua portuguesa, bem como outras questões institucionais.
Trata-se de um estudo de carácter exploratório e descritivo, tendo sido utilizada
uma combinação de métodos de análise quantitativa e qualitativa.
A pesquisa procura analisar os obstáculos que os bolseiros timorenses enfrentaram
em Portugal, com a finalidade de se identificar as estratégias para minimizar os estorvos
de uma boa integração do futuro estudantes timorenses em Portugal e/ou noutros países
destinatários.
Conclui-se que no eixo do Desenvolvimento Humano de Timor-Leste, é muito
importante preparar os jovens no quadro da formação e qualificação do capital humano
de suporte para o seu desenvolvimento pessoal e profissional no futuro. Apenas com
melhorias qualitativas no Ensino do Português e de outras competências académicas é
que será possível Timor-Leste prosseguir o seu caminho de desenvolvimento.
Perguntas de partida: Quais são os factores de insucesso dos bolseiros timorenses em
Portugal e que estratégia poderá ser adoptada para uma boa integração dos bolseiros
timorenses no futuro?
en
This study on human development focuses on the difficulties that Timorese
students had in their path in Portuguese learning institutions in recent times. It is based in
data concerning three hundred thirty-five (335) students from East Timor that came to
Portugal after de transition phase (2001-2002). This is a study of exploratory and
descriptive character in which methodologies of quantitative and qualitative analysis have
been used.
This research seeks to address the obstacles that the Timorese students face in
Portugal, in order to identify strategies designed to minimize the encumbrances of a good
integration of the future East Timorese students in Portugal and/ or other recipient
countries in the future. To avoid failure in education and human development it seems
essential to take proper care with training and qualification of young people in East
Timor.
Some conclusions are formulated concerning the conditions needed for satisfying
the aspirations of these students to follow a career that enhances their own self-esteem
and contributes to the country's development.
Research question: What are the factors explaining failures of Timorese students in
Portugal and what strategy should be adopted that allows their good integration in the
near future?