Teses e dissertações

Mestrado
Título

Reflexão sobre o insucesso dos primeiros estudantes bolseiros timorenses em Portugal na fase da construção do estado nação de Timor-Leste no pós 1999 - 2002

Autor
Gomes, João
Resumo
pt
Este estudo tem por objectivo reflectir sobre os percursos e sucessos ou insucessos dos trezentos e trinta e cinco (335) primeiros bolseiros timorenses em Portugal, na fase da transição para a independência de Timor-Leste, entre os anos de 2001 e 2002. Procura reunir informações detalhadas sobre estes jovens e o seu percurso em Portugal, obtidas através de diferentes instituições de Cooperação Portuguesa e de Timor-Leste. A reflexão incide sobre a integração destes jovens no sistema educativo português, no Ensino Superior e no Técnico-Profissional. Aborda-se o relativo insucesso dos estudantes timorenses, considerando a questão do desenvolvimento humano na área da educação e o entrave da língua portuguesa, bem como outras questões institucionais. Trata-se de um estudo de carácter exploratório e descritivo, tendo sido utilizada uma combinação de métodos de análise quantitativa e qualitativa. A pesquisa procura analisar os obstáculos que os bolseiros timorenses enfrentaram em Portugal, com a finalidade de se identificar as estratégias para minimizar os estorvos de uma boa integração do futuro estudantes timorenses em Portugal e/ou noutros países destinatários. Conclui-se que no eixo do Desenvolvimento Humano de Timor-Leste, é muito importante preparar os jovens no quadro da formação e qualificação do capital humano de suporte para o seu desenvolvimento pessoal e profissional no futuro. Apenas com melhorias qualitativas no Ensino do Português e de outras competências académicas é que será possível Timor-Leste prosseguir o seu caminho de desenvolvimento. Perguntas de partida: Quais são os factores de insucesso dos bolseiros timorenses em Portugal e que estratégia poderá ser adoptada para uma boa integração dos bolseiros timorenses no futuro?
en
This study on human development focuses on the difficulties that Timorese students had in their path in Portuguese learning institutions in recent times. It is based in data concerning three hundred thirty-five (335) students from East Timor that came to Portugal after de transition phase (2001-2002). This is a study of exploratory and descriptive character in which methodologies of quantitative and qualitative analysis have been used. This research seeks to address the obstacles that the Timorese students face in Portugal, in order to identify strategies designed to minimize the encumbrances of a good integration of the future East Timorese students in Portugal and/ or other recipient countries in the future. To avoid failure in education and human development it seems essential to take proper care with training and qualification of young people in East Timor. Some conclusions are formulated concerning the conditions needed for satisfying the aspirations of these students to follow a career that enhances their own self-esteem and contributes to the country's development. Research question: What are the factors explaining failures of Timorese students in Portugal and what strategy should be adopted that allows their good integration in the near future?

Data

24-abr-2014

Palavras-chave

Desenvolvimento
Development
Educação
Education
Nation building
Estado-Nação
Língua oficial
Nation-State
Official language

Acesso

Acesso livre

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