Título
A relação entre a perceção de responsabilidade social das organizações e o envolvimento dos colaboradores no trabalho: o papel mediador da perceção de ajustamento à organização
Autor
Maltez, Inês Isabel Veríssimo
Resumo
pt
O crescente interesse pela temática da Responsabilidade Social das Organizações (RSO) e o consequente conhecimento dos seus benefícios tem levado os stakeholders a exercer maior pressão sobre as organizações para a adoção de práticas socialmente responsáveis. Contudo, há muito a conhecer e a explicar sobre este tema. Com o intuito de contribuir para o entendimento desta temática, surgiu o presente trabalho, cujo principal objetivo é explorar a existência de uma relação entre as diferentes dimensões de RSO e as perceções de envolvimento no trabalho, bem como averiguar se a perceção de ajustamento do trabalhador à organização ajuda a explicar a relação anterior.
Para avaliar as relações das variáveis sugeridas, foi aplicado um questionário on-line a uma amostra de 175 trabalhadores, com idades entre os 18 e os 70 anos (58,85% do sexo feminino e 29,14% com formação de nível Superior ou Equiparado).
Os resultados mostram que a relação entre a perceção de RSO Trabalhadores, RSO Económica e o envolvimento no trabalho é mediada pela perceção de ajustamento do trabalhador à organização, isto é, a perceção de RSO Trabalhadores e Económica reforça a perceção de ajustamento entre os valores do indivíduo e da organização, que por seu lado incrementa o envolvimento no trabalho, concluindo que os resultados demonstram a pertinência do modelo de mediação proposto.
Este trabalho reforça a importância da literatura sobre a perceção das práticas de RSO adotadas, expandindo a investigação sobre este conceito e a sua relação com outros, como a perceção de ajustamento e o envolvimento do colaborador.
en
The growing interest in the area of Corporate Social Responsibility (CSR) and the consequent knowledge of its benefits, has led stakeholders to exert greater pressure on organizations to adopt socially responsible practices. However, there is much to know and to explain about this topic. Within this context, this study sought to contribute to a greater understanding of this topic by exploring the existence of a relationship between different dimensions of CSR and perceptions of work engagement, as well as ascertain whether the perception of person-organization fit helps to explain the previous relationship.
In order to explore the relationships between the proposed variables, we applied an online survey to 175 workers, aged between 18 and 70 years (58.85% are female; 29.14% have a higher education or equivalent degree).
The results show that the relationship between the perception of CSR Workers and CSR Economic and the participants’ work engagement is mediated by person-organization fit, i.e., the perception of CSR Workers and CSR Economic enhance the perception of fit between the values of the individual and those of the organization, which in turn increases work engagement. It can then be concluded that the results demonstrate the relevance of the proposed mediation model.
This study reinforces the importance of the literature on the perception of CSR practices adopted by organizations and extends the research on this same concept and its relationship to other concepts such as person-organization fit and work engagement.