Título
O modelo de negócio das empresas de contabilidade orientadas para PMEs: Tempo de mudança e reinvenção
Autor
Marracho, Ana Teresa Pereira
Resumo
pt
Propósito:
O propósito desta investigação é construir propostas de reinvenção do modelo de negócio das
empresas de contabilidade orientadas para PMEs e, acessoriamente, apresentar o próximo skillset
dos profissionais da contabilidade e inerentes linhas de orientação futuras sobre alterações na
educação daqueles profissionais.
Design:
É um estudo qualitativo, híbrido - empírico e conceptual - e exploratório. Adota a metodologia
construtivista, com ênfase no construtivismo pragmático. Os dados foram recolhidos através de
entrevistas semiestruturadas gravadas e documentação online. Foram entrevistados gestores de
quatro empresas, duas de contabilidade e duas de tecnologia, que compreendem um portfólio de
firmas associadas à transição digital. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica de análise
de dados.
Principais conclusões:
Concluiu-se que não existe um modelo de negócio universal para as empresas de contabilidade,
mas sim vários passíveis de boa execução. As tecnologias emergentes são determinantes para o
modelo de negócio das empresas de contabilidade, existindo diversas possibilidades para
enfrentar a transformação. Identificaram-se quatro ideias orientadoras da transformação do
modelo de negócio das empresas de contabilidade: ecossistema empresarial; plataformas em
nuvem; serviços de valor acrescentado e automatização e digitalização total. O profissional da
contabilidade do futuro deve possuir um portfólio de competências tecnológicas, analíticas e de
comunicação, sendo necessário repensar os currículos dos cursos de contabilidade e similares,
perspetivando o futuro.
Originalidade:
É um dos primeiros estudos académicos sobre a transformação do modelo de negócio das
empresas de contabilidade, propondo insights e possibilidades de aplicação prática úteis para os
gestores das empresas de contabilidade.
en
Purpose:
This research aims to build proposals for reinventing the business model of SME oriented
accounting firms and related future guidelines on changes in education as well as the next skillset
of accounting professionals.
Design:
The following companies were chosen: Conceito, Conta Azul, Thomson Reuteurs - Domínio and
Qlik, which comprise a portfolio of firms associated with the digital transition.It is a Multiple,
Exploratory, Qualitative and Constructivist case study. The data was collected through recorded
semi-structured interviews and online documentation.
Content analysis was used as data analysis technique.
Main conclusions:
It was concluded that there is not a single MN for accounting firms, but several good performers.
Technology is not disruptive for accountancy firms and there are several possibilities to cope with
transformation. In this perspective, four paradigms have been identified to be taken into account
in the transformation of the business model of accounting firms: Enterprise Ecosystem; Cloud
Platforms; Value Added Services and Total Automation and Digitisation. The accounting
professional of the future must have a portfolio of technological, analytical and communication
skills. In short, it is necessary to rethink the curricula of accounting and similar courses, looking
to the future.
Practical implications:
It is considered an academic and practical contribution as the study explores and presents four
Business Model Canvas, each with screen and blocks characterized, from voices of accounting
and technology companies, which may be effectively feasible by accounting companies.
Originality:
One of the first in the academic and exploratory study of this transformation in accounting
companies.