Título
The impact of Instagram influencer marketing in the restaurant industry
Autor
Anjos, Catarina Jorge da Fonseca
Resumo
pt
Em Portugal, o mercado da restauração tem vindo a crescer cada vez mais e por isso, de modo
a diferenciarem-se da concorrência, os restaurantes devem tentar proporcionar aos seus
consumidores a melhor experiência possível. No entanto, ao melhorar a sua oferta devem
também comunicá-la e chamar a atenção do público, aproveitando todos os meios de
comunicação disponíveis e optando pelas técnicas de marketing mais eficazes.
Logo, o principal objetivo desta dissertação recai em estudar as seis dimensões que
englobam um conjunto de características dos influenciadores digitais e perceber se de facto é
um canal de comunicação que impacta positivamente o setor dos restaurantes portugueses.
Com o fim de tirar conclusões relevantes, foi elaborado um modelo de investigação com
base nas hipóteses de estudo, após ter sido levada a cabo uma detalhada revisão de literatura
onde foram explorados diversos conceitos, dados e teorias de todo o mundo relativos ao tema
em questão.
Por outro lado, foram também desenvolvidos um questionário que obteve 395 respostas
válidas, bem como um focus group onde participaram 6 indivíduos.
Finalmente, após analisar toda a informação recolhida, concluiu-se que das seis dimensões
do modelo de investigação, apenas uma não tem qualquer impacto no aumento de potenciais
clientes na restauração. Assim sendo, as restantes cinco dimensões são consideradas
suficientemente diferenciadoras para despertar interesse nos consumidores em visitar os
restaurantes promovidos pelos influenciadores do Instagram.
en
In Portugal, the restaurant market has been increasingly growing and thus, in order to
differentiate themselves from the competition, restaurants should try to provide their consumers
with the best experience possible. However, when improving their offer, they should also
communicate it and draw the attention of the public, taking advantage of all available means of
communication and opting for the most effective marketing techniques.
Therefore, the main objective of this dissertation is to study the six dimensions that
encompass a set of digital influencers’ characteristics and to understand if this is actually a
communication channel that positively impacts the Portuguese restaurant sector.
In order to draw relevant conclusions, a research model based on the study hypotheses was
developed, after a detailed literature review was carried out where several concepts, data and
theories from all over the world related to the topic in question were explored.
On the other hand, a survey was also conducted which obtained 395 valid answers, as well
as a focus group in which 6 individuals participated.
Finally, after analysing all the information gathered, it was concluded that of the six
dimensions of the research model, only one has no impact on the increase of potential clients
in restoration. In this way, the remaining five are considered to be sufficiently differentiating to
arouse consumer interest in visiting restaurants promoted by Instagram influencers.