Título
O impacto do escutismo no desenvolvimento de competências profissionais
Autor
Barrosa, Ana Sofia Almeida
Resumo
pt
A palavra voluntariado está, muitas vezes, associada à ocupação de tempos livres, nomeadamente
numa fase pós carreira profissional, no entanto há vários formas de fazer voluntariado antes e durante
a carreira profissional tendo sempre como objetivo a ajuda a pessoas ou instituições, nomeadamente
as instituições sem fins lucrativos.
O voluntariado, em paralelo com a carreira profissional, pode ser uma mais valia para a mesma
quando se enquadra em atividades similares ou, por outro lado, pode apenas ser um tipo de
voluntariado em prol do outro.
Numa altura tão caracterizada pelas fortes transformações no mercado de trabalho e nas
carreiras, existem ainda pouca investigação publicada no âmbito do desenvolvimento de competências
através da prática do voluntariado, em especial do escutismo, bem como a possibilidade da
transferibilidade dessas competências adquiridas para um contexto profissional. É neste âmbito que
surge este estudo e, para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a Dirigentes do Corpo
Nacional de Escutas (CNE). Da análise feita, concluímos que a totalidade dos inquiridos consideram
que adquiriram “skills” através do escutismo que têm grande impacto no individuo enquanto
profissional de determinada área, nomeadamente, no âmbito das soft skills (liderança, trabalho em
equipa, gestão de conflitos e relacionamento interpessoal).
en
The word volunteering is often associated with the occupation of free time, namely in a postcareer stage, however there are several ways of volunteering before and during the professional
career, always aiming to help people of institutions, namely non-profit institutions.
Volunteering, in parallel with the professional career, can be an asset to when it fits in similar
activities ow, on the other hand, it can only be on type of volunteering for the benefit of another.
At a time so characterized by strong transformations in the work market and careers, there is still
little research published in the development of skills through the practice of volunteering, specially
scouting, as well like the possibility of transferring these acquired skills to a professional context. This
dissertation aims to analyze the developed and acquired skills through scouting, as well the possibility
of transferring these skills to a professional context. It is in this context that this study emerges and,
for this, semi-structured interviews were conducted to Corpo Nacional de Escutas (CNE) leaders. From
the analysis made, we conclude that all respondents consider that they acquired skills through scouting
that have a great impact on the individual as a professional in a certain area, namely, in the scope of
soft skills (leadership, teamwork, conflict management and interpersonal relationship).