Título
Sempre alerta para servir: a importância das tecnologias na dinâmica do escutismo
Autor
Freixo, Ângela Patricia Henriques de
Resumo
pt
Numa era em que a tecnologia está tão presente na vida das pessoas, o movimento escutista
não é excepção. Ainda que o método escutista possa não fomentar a utilização frequente da
tecnologia, os destinatários do método, crianças e jovens, são hoje nativos digitais que convivem
diariamente com as TIC e social media. Deste modo, importa perceber qual o papel das
tecnologias na dinâmica do escutismo em dois níveis: na aproximação dos jovens ao método
escutista e na sua utilização para rentabilizar o tempo disponível para a preparação e realização
das actividades.
Para tal, a investigação levada a cabo, composta por duas fases, exploratória e inferencial,
permitiu a recolha de dados, com recurso à aplicação de um questionário, a 264 participantes. Os
dados recolhidos permitiram concluir que se reconhece a importância e utilização das TIC e
social media, contudo não são o meio preferencial para por em prática as actividades e transmitir
a informação, nomeadamente ao nível do sistema de progresso.
A utilização das TIC e social media por parte do movimento escutista, poderá facilitar a
aplicação do método escutista, sem descuidar a sua essência, não se trata de substituir as
actvidades escutistas por tecnologia, mas utilizar a tecnologia em prol das actividades que são
essenciais ao desenvolvimento dos jovens, que são os adultos do futuro. Trata-se de melhorar as
condições em que estamos "Alerta", para Servir melhor.
en
In an age where technology is so present in people's lives, the scout movement is no
exception. Although the scout method may not encourage frequent use of technology, the
method's target, children and young people, are today digital natives that coexist daily with ICT
and social media. In this way, it is important to understand the role of technologies in the
dynamics of scouting at two levels: the approach of young people to the scout method and its use
to monetize the time available to prepare and make the activities.
To do so, the investigation, which consisted of two phases, exploratory and inferential,
allowed the data collection, through a questionnaire, with 264 participants. The data collected
allowed to conclude that the importance and use of ICTs and social media are recognized, but
they are not the preferred means of putting the activities into practice and transmitting
information, especially at the level of the progress system.
The use of ICT and social media by the scout movement, may facilitate the application of the
scout method, without neglecting its essence, it is not a matter of replacing the scouts activities
by technology, but using technology in favor of the activities that are essential to the young
people, who are the adults of the future. It is about improving the conditions in which we are
"alert" to better serve.