Título
Critical success factors of communication strategy: project for Forall Phones
Autor
Salsinha, Ana Margarida dos Anjos
Resumo
pt
Posicionar uma empresa num mercado tornou-se um grande desafio devido à evolução
exponencial da tecnologia, pois viabilizou o surgimento de novas formas de transmissão e
receção de informação. Neste projeto, foram identificados os fatores críticos de sucesso da
comunicação, no mercado de tecnologia recondicionada em Portugal. O principal objetivo
incidiu no desenvolvimento de uma estratégia, composta por um conjunto de práticas e ações,
visando garantir a sustentabilidade da vantagem competitiva da Forall Phones. Foi realizada
uma revisão de literatura, possibilitando a formulação do quadro conceptual que suportou a
determinação dos objetivos específicos do estudo, bem como a definição da metodologia a
aplicar - o estudo de caso. Face ao diagnóstico realizado, foi executada a análise dos resultados:
dos 3 grupos focais, com 12 embaixadores da marca; do questionário, com uma amostra
composta por 246 respondentes; e do benchmarking a práticas de comunicação em diferentes
indústrias. Os resultados apontaram para a necessidade de aumentar o reconhecimento da
marca, incentivar o envolvimento do consumidor através das redes sociais, e revolucionar a
capacidade da empresa de gerir as relações com os seus clientes, após o momento de compra.
O projeto foi estruturado em três propostas principais: a cocriação de conteúdos para as redes
sociais, a otimização das funcionalidades do "website" e a criação de uma aplicação para serviços
pós-compra. As sugestões foram apresentadas, contemplando o seu planeamento e organização,
métodos de avaliação e controlo, bem como os resultados esperados. Por fim, foram
apresentadas as conclusões e implicações futuras para a gestão.
en
Positioning a business in the market has become a hefty challenge due to the exponential
evolution of technology since it enabled the birth of new ways of transmitting and receiving
information. In this project, critical factors of communication within the refurbished technology
market were identified. Furthermore, the main objective was to develop a strategy, formed by
a set of practices and actions, aiming to ensure the sustainability of Forall Phones' competitive
advantage in this market. Initially, a literature review was carried out, enabling the formulation
of a conceptual framework that supported the determination of the specific objectives of the
study, as well as the definition of the methodology to be applied - the case study. Concerning
the conducted diagnosis, the results were analysed: the 3 focus groups, with 12 brand
ambassadors; the questionnaire, with a sample composed of 246 respondents; and
benchmarking to communication practices among different industries. The results revealed the
need to increase brand awareness, encourage consumer engagement with the brand through
social networks, and revolutionize the company's ability to manage relations with its customers
after the purchase moment. The project was structured in three main proposals: the co-creation
of content for social networks, the optimization of the website's functionalities and the creation
of an application for post-purchase services. The suggestions were presented, contemplating
their planning and organization, methods of evaluation and control, as well as the expected
results. Finally, the conclusions and further management implications were presented.