Título
The influence of green marketing on the Worten customer
Autor
Vinha, Maria Beatriz Faria de Nogueira
Resumo
pt
A contínua escassez e utilização excessiva dos recursos naturais provocou consequências ambientais
catastróficas que levaram à degradação dos ecossistemas, à extinção de espécies e às alterações
climáticas. Como resultado, a preocupação ambiental está continuamente a aumentar o que é claramente
visível nas prioridades, tendências, e hábitos do novo consumidor, que nunca foi tão verde.
Consequentemente, a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante para as
organizações que querem responder às necessidades dos consumidores, assumindo a sua própria
responsabilidade e minimizando o seu impacto ambiental, acrescentando simultaneamente uma
contribuição social.
O marketing verde (MV) é a ferramenta que permite promover uma consciência empresarial social
e ecológica e obter vantagens competitivas, tais como a melhoria do desempenho ambiental, da imagem
e da reputação da empresa. Para tal, é imperativo que esta ferramenta seja gerida de forma eficaz e
consistente.
No entanto, embora o MV seja uma prática cada vez mais comum nas empresas, em geral, as
organizações não avaliam o impacto do MV da marca no cliente.
Assim, este estudo centra-se na compreensão da influência do MV no consumidor Worten. Uma
empresa líder no consumo de eletrónica que, embora tenha um programa ambiental forte e coerente,
carece de conhecimento sobre seu efeito no seu cliente. Este representa o problema colocado pelo
retalhista que foi investigado e respondido.
Os principais resultados atingidos concluíram que existe uma forte preocupação ambiental refletida
na predisposição do consumidor Worten para adotar comportamentos e decisões de consumo verdes,
apesar da barreira condicionante do preço. Contudo, o cliente Worten desconhece e não participa nos
esforços verdes da marca sobretudo devido à dificuldade da empresa em comunicá-los de forma eficaz.
Finalmente, são sugeridas cinco propostas de melhoria neste sentido.
en
Continued shortage and overuse of natural resources have brought catastrophic environmental
consequences that have led to ecosystem degradation, species extinction and, climate change. As a
result, environmental concern is continuously increasing, which is highly visible in the new priorities,
trends, and habits of the new consumer that has never been so green.
Consequently, sustainability is becoming more and more important for organizations that want to
address consumer needs by taking their responsibility and minimizing their environmental impact while
adding a social contribution.
Green marketing (GM) is the tool that allows to promote a social and ecological corporate
awareness and gain competitive advantages such as improving corporate environmental performance,
image, and reputation. For this, it must be effectively and consistently managed.
Nevertheless, although GM is an increasingly common practice within businesses, in general,
organizations do not evaluate the impact of the brand's GM on the customer.
Thus, this study focuses on understanding the influence of GM on the Worten consumer. A leading
electronics consumer company which, although it has a strong and coherent environmental program,
lacks knowledge of its effect on its customer. This represents the problem submitted by the green retailer
that was researched and answered.
The main results achieved led to the conclusion that there is a strong environmental concern
reflected in the Worten consumer's predisposition to adopt green behaviors and consumption decisions
despite the constraining price barrier. However, the Worten customer is unaware and not engaged in
the brand's green efforts mainly due to the company's difficulty in communicating them effectively to
its customer. Finally, five improvement proposals in this regard are suggested.