Título
Pedagogical case of Portuguese Football Federation: The impact of business expansion of Canal 11
Autor
Gonçalves, Inês Sofia Galhardas Pinto
Resumo
pt
O presente caso pedagógico tem como foco a expansão de mercado da Federação Portuguesa de
Futebol para o mercado dos canais desportivos em Portugal, com a criação do Canal 11. Este caso
procura perceber quais foram as principais motivações que levaram a essa expansão e de que forma
se conseguiram diferenciar dos outros canais já existentes no mercado. Assim, realizou-se uma
análise do mercado para analisar os processos e ferramentas estratégicas para entrada no mesmo e
as oportunidades existentes para o fazerem.
Desta forma, com o avanço tecnológico e das plataformas digitais tornou-se evidente que a
o mercado televisivo pode sofrer impactos com isso. Mas atualmente em Portugal, é possível ver
que o mercado televisivo e principalmente o dos canais desportivos continuam a evoluir e a ter um
elevado crescimento e interesse por parte dos telespectadores. Assim, os resultados de resolução
deste caso pedagógico revelaram que o processo de expansão de negócio para os canais desportivos
em Portugal com a criação do Canal 11 foi visto como uma estratégia positiva. Pois, os seus valores
e conteúdos únicos trazidos para este mercado mostraram que as estratégias e estudos de marketing
foram adequadas e pode ser uma das razões que levou ao sucesso atual do canal. No entanto, por
ser um projeto tão recente e que precisa de marcar a sua posição no mercado, este precisa de
continuar a evoluir e acompanhar os avanços tecnológicos e da sociedade com novos conteúdos e
programas inovadores de forma a captar o público alvo.
en
The present pedagogical case focuses on the market expansion of Portuguese Football Federation
to the sports channel market in Portugal, with the creation of Canal 11. This case seeks to
understand which were the main motivations that led to this expansion and how they managed to
differentiate themselves from other channels already on the market. So, a market analysis was
carried out to analyze the strategic processes and marketing tools for entering the market and the
existing opportunities to do so.
Thus, with technological advances and digital platforms, it has become evident that the
television market may suffer impacts from this. But currently in Portugal, it is possible to see that
the television market and especially of sports channels that continues to evolve and has a growth
and interest on the part of viewers. In this way, the results of solving this pedagogical case revealed
that the business expansion process for sports channels in Portugal of Canal 11 was a positive
strategy. Since, its values and content brought to this market showed that the marketing strategies
and studies were adequate and may be one of the reasons that can lead to the success of the channel.
However, because it is such a recent project that need to mark its position in the market, it needs
to continue to evolve and follow technological and society advances with new content and innovate
programs to engage the target audience.