Título
Projecto estratégico para voos mais altos: Escola de Salto com Vara da FPA
Autor
Lopes, Rafael Gonçalo da Costa Carvalho
Resumo
pt
Na actual conjuntura económica os patrocinadores olham com muito mais cuidado para os seus programas de patrocínio, investindo apenas naqueles que lhes garantam retorno.
É neste contexto que se desenvolve este trabalho sob a lógica de um Projecto Empresa. Preocupado com o desenvolvimento do Salto com Vara em Portugal, este projecto pretende criar soluções de financiamento para a Escola de Salto com Vara da FPA.
O desafio reside na transformação da “Escola-paradigma” nacional daquela disciplina do Atletismo pouco ou nada conhecida da população portuguesa actualmente, numa organização desportiva atraente para as empresas que pretendem patrocinar desporto.
Para o desenvolvimento da Estratégia a seguir, foi feito inicialmente um enquadramento teórico sobre o tema. Após essa fase, analisou-se o ambiente geral onde se insere a Escola de Salto com Vara da FPA e a prória Escola internamente. Procedeu-se também ao “benchmarking”, e realizaram-se entrevistas e “focus groups” para extrair conclusões.
Os dados recolhidos demonstraram que o principal motivo pelo qual as empresas patrocinam o Desporto prende-se com a Notoriedade. Por outro lado, o Patrocínio Desportivo motivado pela Responsabilidade Social já teve melhores dias, desafiando as modalidades desportivas a dotarem-se de procedimentos que chamem pessoas aos Estádios e aos Pavilhões.
Tais conclusões estiverem na base da definição do Plano de Actividades para a Escola de Salto com Vara da FPA, assente em actividades desenhadas para garantir o máximo retorno do investimento feito pelos potenciais patrocinadores.
en
In the present economic environment, sponsors are now looking hard at their sponsorships and increasingly demanding a demonstrable return on their investments. It‟s within this context that this work is developed under the logic of a Company Project. Concerned with the development of Pole Vault in Portugal, this project aims to solve the funding problems of the Pole Vault School of the Portuguese Athletics Federation (FPA). The challenge lies in transforming the “paradigm” School of that Athletics discipline little or nothing known by the Portuguese population, nowadays, to a sports organization attractive to companies interested in sponsor sports. To develop a strategy, a theoretical framework on the issue was written. After that phase, it was analyzed the external environment of the Pole Vault School and the School itself. Benchmarking was done, interviews and focus groups were conducted to draw conclusions. The data collected showed that the main reason why companies sponsor sport relates to Awareness. Moreover, the Sports Sponsorship motivated by Social Responsibility has had better days, challenging sports to equip themselves with procedures that draw people to the stadiums and pavilions. Such conclusions supported the definition of the Business Plan for the Pole Vault School of FPA, based on activities designed to ensure maximum return on the investment made by potential sponsors.