Título
Desenvolvimento de videojogo para o ensino da língua inglesa
Autor
Borges, Cynthia Anastacya Mendes
Resumo
pt
A proatividade dos utilizadores como autodidatas tem sido cada vez mais comum graças à disponibilização da informação nos dias hoje. Com a digitalização, a informação tem surgido não apenas no seu formato convencional, como em blogs, artigos, jornais ou e-books, mas também por formas mais interativas e aliciantes, como aplicações de serviços, enciclopédias digitais ou visitas virtuais em museus, captando o interesse até dos menos atentos. Os videojogos, seja para computadores ou para dispositivos móveis, além da sua natureza lúdica, também se tornaram um veículo de transmissão de informação e conhecimento, mas estes necessitam de um tratamento específico de apresentação e na forma com que os utilizadores interagem. Este tratamento engloba diretrizes e heurísticas de usabilidade que atribuem ao videojogo propriedades propícias a uma experiência de utilizador melhor quanto possível.
Neste trabalho são recolhidas e estudadas as diretrizes e heurísticas de usabilidade, complementadas com recomendações de estudos sobre videojogos didáticos, de modo a aplicar numa solução, um videojogo para ensino da língua inglesa chamado EnLang4All, também desenvolvida no âmbito desta dissertação, e avaliar a sua receção pelos utilizadores. A solução EnLang4All é um videojogo didático, para dispositivos móveis, abrangendo todas as idades com o conhecimento da língua inglesa no nível principiante.
Os resultados dos testes de usabilidade da solução EnLang4All realizados com 24 utilizadores indicam uma tendência em respostas positivas sobre a experiência com o jogo e que os elementos, funcionalidades e características implementados com base nas heurísticas de usabilidade contribuíram positivamente para a qualidade e apreciação global.
en
The proactivity of users to be self-taught has been much more common thanks to availability of information in the current days. With the digitalization, information appears not only in its conventional state, as blogs, articles, newspapers, or e-books, but also in more interactive and enticing ways, as on service applications, digital encyclopedias or museums virtual tours, capturing the interest of even the least attentive people. Videogames, be it on computer or mobile devices, besides their ludic nature, also became a transmission vehicle of information and knowledge, but they require a specific treatment on their presentation and on the way that users interact with them. This treatment includes usability guidelines and heuristics that give to the videogame properties favorable to a better user experience, conducive to captivate the user and to assimilate the content.
In this dissertation, usability guidelines and heuristics, complemented with recommendations from educational videogames studies, are gathered and studied in order to apply in a solution, a videogame for English language learning called EnLang4All, also developed in the scope of this dissertation, and evaluate its reception by the users. The solution EnLang4All is a mobile videogame for all ages with a beginner level of English language.
The usability tests results with EnLang4All solution performed with 24 users point out a tendency in positive feedback about the experience with the videogame and that the elements, functionalities and characteristics implemented based on the usability heuristics contributed positively to the quality and overall appreciation of the videogame.