Título
Plataforma de aprendizagem e avaliação de competências na educação pré-escolar
Autor
Pereira, Marta Timóteo
Resumo
pt
Após investigação referente à integração de tecnologias na aprendizagem e avaliação das
implementadas atualmente, foi identificada uma lacuna na educação, nomeadamente na
educação pré-escolar, a qual deu origem ao propósito do presente trabalho.
Nesta dissertação, foi desenhado e desenvolvido um ambiente integrado de aprendizagem
e avaliação de competências para os educadores do pré-escolar, dando origem à aplicação
móvel KidsApp.
Esta aplicação permite ao utilizador, um/a educador/a de infância, a recolha e
armazenamento de dados sobre as crianças a seu cargo, organizando-as por salas. Usando uma
interface com cores e ícones alusivos às crianças com idade pré-escolar, a plataforma
tecnológica disponibiliza uma história infantil, o Capuchinho Vermelho, e atividades para as
crianças realizarem através de uma aplicação móvel. Ao longo da execução de atividades, é
dado um feedback imediato, à própria criança, sobre a sua prestação em cada atividade
concluída. Além disso, o/a educador/a terá acesso às avaliações automáticas, a um dashboard
do progresso de cada criança na aplicação e ainda poderá criar relatórios manuais em tempo
real. As funcionalidades oferecidas pela KidsApp têm como objetivo principal facilitar e apoiar
o trabalho de avaliação e aprendizagem efetuado pelos educadores do pré-escolar com as
crianças.
Com a implementação desta tecnologia de informação e comunicação, dedicada à educação
pré-escolar, foi possível responder às questões propostas e alcançar os objetivos definidos, de
acordo com as necessidades identificadas na pesquisa realizada.
en
After the research on the integration of technologies in learning and evaluation currently
implemented, a gap was identified in education, namely in preschool education, which gave
rise to the purpose of this work.
In this dissertation, an integrated learning and skills assessment environment was designed
and developed for preschool educators, giving rise to the KidsApp mobile application.
This application allows the user, a kindergarten teacher, to collect and store data about the
children in his/her care, organizing them in rooms. Using an interface with colors and icons
alluding to preschool-age children, the technology platform provides a children's story, Little
Red Riding Hood, and activities for children to perform through a mobile application.
Throughout the execution of activities, immediate feedback is given to the child himself about
his performance in each completed activity. In addition, the educator will have access to
automatic evaluations, a dashboard of each child's progress in the application, and will also be
able to create manual reports in real-time. The functionalities offered by KidsApp have as main
objective to facilitate and support the evaluation and learning work done by the preschool
educators with the children.
With the implementation of this information and communication technology, focused on
preschool education, it was possible to answer the proposed questions and to achieve the
defined objectives, according to the needs identified during the research made.