Título
Competências parentais no sistema de proteção à criança e serviço social: Trabalho de projeto - “Sensibilizar, Promover e Prevenir”
Autor
Coelho, Sílvia Margarida dos Santos
Resumo
pt
Todas as crianças têm direito a uma vida digna, saudável e feliz, devendo desenvolver-se num ambiente
positivo e equilibrado para que o seu crescimento seja satisfatório. As famílias são um lugar privilegiado
para a educação e desenvolvimento das crianças, pois, são intermediárias entre estas e o mundo,
constituindo uma importante base da vida social. No entanto, nem sempre esse contexto apresenta os
indicadores mais favoráveis para que as crianças cresçam harmoniosamente, tanto seja pelo meio
familiar desestruturado onde coabitam, tanto pelo meio social desfavorecido que os envolve. A
promoção dos direitos das crianças e dos jovens cabe, deste modo, tanto às famílias, comunidades, bem
como aos serviços e entidades que lhes prestam apoio.
O apoio aos pais, através de programas de intervenção ou aconselhamento na área de educação parental,
integra recentemente as políticas sociais europeias. O objetivo destas medidas é o de responder às
necessidades especificas de educação, promoção do bem-estar e desenvolvimento integral das crianças
e jovens. A educação parental surge assim como um dos principais meios a recorrer a fim de evitar a
institucionalização de crianças e jovens (medida colocada quando as famílias não conseguem assegurar
a promoção dos seus direitos e a sua adequada proteção). A prevenção e proteção das crianças e dos
jovens é encarada no sentido de evitar situações de perigo e criar medidas de promoção e de proteção.
O presente projeto irá procurar potenciar as capacidades destes indivíduos, procurando substituir a
culpabilidade pela responsabilidade e pelo reconhecimento e desenvolvimento das suas próprias
competências.
en
All children are entitled to a dignified, healthy and happy life, and must develop in a positive and
balanced environment so that their growth is satisfactory. Families are a privileged place for the
education and development of children, as it is an intermediary between them and the world, constituting
an important basis of social life. However, this context does not always present the most favorable
indicators for children to grow up harmoniously, whether due to the unstructured family environment
where they live, or the disadvantaged social environment that surrounds them. The promotion of the
rights of children and young people thus falls on families, communities, as well as the services and
entities that support them.
Support for parents, through intervention or counseling programs in the field of parental education, has
recently been integrated into European social policies. The purpose of these measures is to respond to
the specific needs of education, the promotion of well-being and the integral development of children
and young people. Parental education thus appears as one of the main means to resort in order to avoid
the institutionalization of children and young people (a measure placed when families fail to ensure the
promotion of their rights and their adequate protection). The prevention and protection of children and
young people is aimed at avoiding dangerous situations and creating measures for promotion and
protection. The present project will seek to enhance the capacities of these individuals, seeking to replace
guilt with responsibility and the recognition and development of their own skills.