Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

Competências parentais no sistema de proteção à criança e serviço social: Trabalho de projeto - “Sensibilizar, Promover e Prevenir”

Autor
Coelho, Sílvia Margarida dos Santos
Resumo
pt
Todas as crianças têm direito a uma vida digna, saudável e feliz, devendo desenvolver-se num ambiente positivo e equilibrado para que o seu crescimento seja satisfatório. As famílias são um lugar privilegiado para a educação e desenvolvimento das crianças, pois, são intermediárias entre estas e o mundo, constituindo uma importante base da vida social. No entanto, nem sempre esse contexto apresenta os indicadores mais favoráveis para que as crianças cresçam harmoniosamente, tanto seja pelo meio familiar desestruturado onde coabitam, tanto pelo meio social desfavorecido que os envolve. A promoção dos direitos das crianças e dos jovens cabe, deste modo, tanto às famílias, comunidades, bem como aos serviços e entidades que lhes prestam apoio. O apoio aos pais, através de programas de intervenção ou aconselhamento na área de educação parental, integra recentemente as políticas sociais europeias. O objetivo destas medidas é o de responder às necessidades especificas de educação, promoção do bem-estar e desenvolvimento integral das crianças e jovens. A educação parental surge assim como um dos principais meios a recorrer a fim de evitar a institucionalização de crianças e jovens (medida colocada quando as famílias não conseguem assegurar a promoção dos seus direitos e a sua adequada proteção). A prevenção e proteção das crianças e dos jovens é encarada no sentido de evitar situações de perigo e criar medidas de promoção e de proteção. O presente projeto irá procurar potenciar as capacidades destes indivíduos, procurando substituir a culpabilidade pela responsabilidade e pelo reconhecimento e desenvolvimento das suas próprias competências.
en
All children are entitled to a dignified, healthy and happy life, and must develop in a positive and balanced environment so that their growth is satisfactory. Families are a privileged place for the education and development of children, as it is an intermediary between them and the world, constituting an important basis of social life. However, this context does not always present the most favorable indicators for children to grow up harmoniously, whether due to the unstructured family environment where they live, or the disadvantaged social environment that surrounds them. The promotion of the rights of children and young people thus falls on families, communities, as well as the services and entities that support them. Support for parents, through intervention or counseling programs in the field of parental education, has recently been integrated into European social policies. The purpose of these measures is to respond to the specific needs of education, the promotion of well-being and the integral development of children and young people. Parental education thus appears as one of the main means to resort in order to avoid the institutionalization of children and young people (a measure placed when families fail to ensure the promotion of their rights and their adequate protection). The prevention and protection of children and young people is aimed at avoiding dangerous situations and creating measures for promotion and protection. The present project will seek to enhance the capacities of these individuals, seeking to replace guilt with responsibility and the recognition and development of their own skills.

Palavras-chave

Família
Serviço social
Social service
Families
Educação parental
Children's rights
Os direitos das crianças
Parental education

Acesso

Acesso livre

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