Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

The gamification features' effect on the training effectiveness in organizational context

Autor
Caixado, Duarte Manuel Farinha
Resumo
pt
A abordagem de aprendizagem e as expectativas dos formandos têm vindo a alterar-se ao longo do tempo, devido às características geracionais, trazendo a necessidade de encontrar novas abordagens para formar os colaboradores nas organizações. Beneficiando do desenvolvimento tecnológico e da orientação para o digital, a gamificação tem vindo a dar provas de ser uma abordagem eficaz para fins de aprendizagem. Esta metodologia incorpora elementos de "design" de jogo em ambientes de não jogo, como contextos de aprendizagem, com o objetivo de melhorar os níveis de motivação e, consequentemente, promover formações eficazes. Este estudo pretende analisar a "user experience satisfaction" e qual o seu impacto na training "effectiveness". Posteriormente, a training motivation é analisada enquanto mediadora desta relação, sendo o "work engagement" e a "open-mindedness" estudados como moderadores. Uma amostra de 128 inquiridos permitiu perceber a forte correlação entre a gamificação, medida através da "user experience satisfaction", e a "training effectiveness". Para além disso, o estudo mostra que a "training motivation" é crucial para permitir a primeira relação. Adicionalmente, o "work engagement" e a "open-mindedness" parecem não ter uma influência significativa enquanto moderadoras da relação descrita anteriormente. De forma a implementar aplicações gamificadas, diversos fatores devem ser considerados ao selecionar os elementos de jogo certos a incluir, como as necessidades dos participantes no que diz respeito ao conteúdo e ao propósito da formação. Posteriormente, estes processos requerem a consciência das organizações acerca das políticas e práticas de Recursos Humanos que devem ser adaptadas para melhorar as metodologias de formação e desenvolvimento.
en
The learning approach and trainees’ expectations change throughout time due to generational characteristics, furthering the need to innovate new ways to train employees within organizations. Taking advantage of the technological development and digital orientation of the current workforce, gamification has proven to be an effective approach to learning purposes. This method incorporates game design elements into non-game environments, such as learning scenarios, aiming to improve motivational levels and, therefore, promote training effectiveness. The present research aims to study user experience satisfaction and how could it impact training effectiveness. Furthermore, training motivation is analyzed as a mediator on this relation, as well as work engagement and open-mindedness in moderation roles. A sample of 128 respondents allowed researchers to understand the strong correlation between gamification, measured through the user experience satisfaction, and training effectiveness. Additionally, the research showed that training motivation is crucial in making the first relationship happen. Moreover, work engagement and open-mindedness do not seem to have significant influence as moderators in the relationship described. To build up gamified application for training, many variables should be taken into consideration when choosing the right gamification elements to include. These variables include concepts such as participants’ needs in regards to course content and training purpose. Additionally, these processes require organizations to be aware of the Human Resources policies and practices that should be adjusted to improve training and development methodologies.

Data

10-dez-2019

Palavras-chave

formação e desenvolvimento
training and development
Gamification
Training effectiveness
Gamificação
Training motivation

Acesso

Acesso livre

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