Título
Successful organizations: From the theoretical research to the business point of view
Autor
Vasco, Daniela Figueiredo
Resumo
pt
A globalização deixou há muito de ser um cliché. Nas esferas económica, política e
social o mundo está a mudar a um ritmo capaz de trazer novos paradigmas e nova
competição às estruturas empresariais. Para rivalizar e vencer, as empresas precisam de
encarar a mudança como uma fonte de novas oportunidades e a inovação parece ser a
resposta. No âmbito desta dissertação, tanto as conclusões da pesquisa bibliográfica
como do estudo empírico revelaram que, quando escolhendo o caminho da inovação, as
empresas devem olhar internamente e avaliar se o seu ambiente é capaz de promover a
geração de ideias. O paradigma altera-se da estabilidade tradicional ao ADN de
mudança. Tanto tecnologicamente, processualmente, como organizacionalmente, a
inovação deve ser a abordagem para que se pense out of the box, com base no potencial
humano. Envolvendo conceitos simples, o status quo é questionado e as empresas
desenvolvem as suas visões com base em altos padrões de excelência, possível de
alcançar através da introdução de novidade no seu código genético. Tanto gestores de
topo como colaboradores de baixa hierarquia devem dar o seu melhor na exploração de
benefícios obtidos das suas iniciativas inovadoras. A cultura de inovação e o esforço
criativo devem suportar todas as decisões e comportamentos promovidos pelas
empresas. O conceito de Learning Organization aparece neste contexto como o motor
para o qual motivação e criatividade são os inputs para desenvolver o ambiente, a
estrutura e o suporte correcto para produzir o que os clientes poderão desejar. Como
Janszen diz no seu livro de 2000, “vivemos na Era da inovação” e ela tem que faz er
parte do processo para atingir o sucesso.
en
Globalization is no longer a cliché. In the economic, political and social spheres the
world is changing fast enough to bring up new paradigms and new competition in
business structures. To strive and succeed, organizations need to face change as a source
of new opportunities and innovation seems to be the response. For this dissertation,
either bibliographic or empirical findings have confirmed that whether choosing for
innovation, companies should look inside and analyse if their environments are
supportive to idea generation. The paradigm shifts from the traditional stability the
generation of a DNA of change. Technological, procedural or organizational, innovation
must be the approach to think out of the box, based on people’s potential. Around
simple concepts, the status quo is questioned and companies create their visions based
on high standards of excellence, achievable through the introduction of novelty in their
genetic code. Both managers and lower-line employees must give their best to explore
as much benefits as possible from their innovative initiatives. A culture of innovation
and creative efforts must be the basis of all decisions and behaviours fostered by
companies. Learning organizations appear in this context as the engines to which
motivation and creativity are the inputs to develop the right climate, structure and
support to produce what clients might desire. As Janszen says in his 2000 book, “we
now live in the age of innovation” and it has to be part of the process of reaching
success.