Título
O caminho da mudança: Do projeto piloto de inovação pedagógica ao plano de inovação: Estudo caso
Autor
Morais, Ana Rita da Cunha
Resumo
pt
No âmbito do mestrado em Administração Escolar, propus-me analisar a execução do
Projeto Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), tendo como questões de partida “Quais
as medidas inovadoras do PPIP?”, “Qual a perspetiva dos agentes educativos sobre a
mudança?” e “Quais os impactos/resultados da implementação do PPIP?”.
Mediante a crise do sistema tradicional com resultados de abandono e retenção
escolar elevados, o quadro das políticas públicas tem apostado na autonomia das
escolas permitindo, entre outras medidas, a diferenciação pedagógica e a gestão flexível
do currículo.
“O caminho da mudança: Do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica ao Plano de
Inovação”, teve como objetivos identificar as medidas adotadas nos domínios curricular,
pedagógico e organizacional, auscultar o posicionamento do pessoal docente, não
docente, alunos e encarregados de educação face às mudanças e, por fim analisar os
resultados das avaliações dos anos letivos 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020 dos
alunos da mesma escola e comparar o trajeto escolar e perfil familiar de três turmas em
modelo convencional com duas turmas PPIP.
Da análise dos resultados foi possivel relacionar as taxas de retenção de acordo
com as variáveis Género, Participação no PPIP, Apoio Social Escolar e Escolaridade
Familiar e verificar um decréscimo nos alunos que participaram na experiência.
A opinião dos agentes educativos destacou como vantagem a motivação dos alunos
na adaptação às práticas inovadoras do projeto, que fornece mais oportunidades de
aprendizagem e desperta para a mudança urgente no paradigma da educação.
en
Within the scope of the Masters in School Administration, I proposed to analyze the
execution of the Pedagogical Innovation Pilot Project (PPIP), with the starting questions
“What are the innovative measures of PIPP?, “What is the perspective of educational
agents about change? and “What are the impacts/results of the implementation of the
PIPP?”.
Through the crisis of the traditional system with results of dropout and school
retention, the framework of public policies has bet on school autonomy allowing, among
other measures, pedagogical differentiation and flexible curriculum management.
“The path of change: From the Pedagogical Innovation Pilot Project to the Innovation
Plan”, aimed to identify the measures adopted in the curricular, pedagogical and
organizational domains, taking in account the position of teaching, non-teaching staff,
tutors and students in the face of changes and, finally, to research analyzes the results
of the evaluations of the academic years 2017/2018, 2018/2019 and 2019/2020 of
students from the same school and compares school path and family profile, three
classes in the conventional model with two with the contemporary model.
From the analises results it´s possible do a relaction of retention rate according to
de variables, Gender, Participation in PPIP, School Social Support and Family Education
and verify a decrease in the students who participated in the experiment.
The opinion of educational agents highlighted the motivation of students in
adaptation to the innovative pratices of the project, which provides more learning
opportunities and awakens to the urgente change in the education paradigma.