Título
Explore and measure brand love, and its antecedents and consequences, among portuguese consumers
Autor
Rodrigues, Maria João Lima
Resumo
pt
O marketing relacional é crucial no século XXI. Posto isto, as empresas começam por focarse nas relações com os seus consumidores, em vez de os expor a um produto/serviço. Esta
mudança, leva ao aumento de relevância de alguns conceitos na literatura, sendo o amor à
marca, um deles.
Posto isto, a presente dissertação possui como objetivo explorar os antecedentes e
consequências do Amor à Marca em Portugal, como forma de perceber como é que mesmas
podem estabelecer e manter uma relação de amor com os seus consumidores portugueses, assim
como tirar proveito dos benefícios inerentes a essas mesmas relações.
Neste sentido, o capítulo metodológico começa por uma pesquisa qualitativa – composta
por vinte entrevistas em profundidade -, seguida de uma pesquisa quantitativa – que abrange
um questionário online, onde foram obtidas trezentas e oitenta e sete respostas válidas. Tendo
em consideração o gap existente na literatura em relação ao Amor à Marca em Portugal,
acrescenta-se que a pesquisa qualitativa foi realizada com o intuito de reunir variáveis
relevantes relacionadas com este construto, como forma de melhorar o design do instrumento
de pesquisa quantitativo.
Após uma análise dos resultados, foi possível concluir que a auto-expressividade e
confiança revelaram ser os atributos que provocam um maior nível de amor à marca pelo
consumidor português. Adicionalmente, este construto é ainda positivamente influenciado pela
inovação, valor hedônico e identificação entre o consumidor e a marca em questão.
Consequentemente, o amor à marca leva a um aumento da lealdade, passa-a-palavra positivo e
predisposição do consumidor português para investir nessa mesma marca.
en
Relationship marketing is crucial in 21th Century. Thus, companies start to focus their
attention on the relationships with their consumers, rather than expose the consumer to a
product/service. This, led to the increase of relevance of some concepts beyond the literature,
being Brand Love, one of them.
Therefore, the present dissertation aims to explore the antecedents and consequences of
Brand Love in Portugal, with the purpose of understand how brands can establish and maintain
a love relationship with their Portuguese consumers, as well as, be aware of the inherent benefits
of those relationships.
In this sense, the methodology starts by a qualitative research – twenty in-depth interviews-
, followed by a quantitative research – which gathered three hundred and eighty-seven valid
responses to the online survey. Since a gap was found in the literature regarding Brand Love in
Portugal, the qualitative research has the purpose to achieve the relevant variables related to
this construct, as a mean to improve the design of further quantitative instrument of research.
After the analysis of the results, it was possible to conclude that self-expressiveness and
trust revealed to be the attributes that lead to highest level of love felt by Portuguese consumers
toward brands. Additionally, this construct it is also positively influenced by innovation,
hedonic value and the identification between the consumer and the brand. Consequently, a
Portuguese consumer in love with a brand, assumes higher levels of loyalty, engagement on
positive word-of-mouth and willingness to pay a premium price for that brand.