Título
Projeto empresa: estratégia de crescimento para uma PME portuguesa
Autor
Prazeres, José Francisco Fazeres
Resumo
pt
Num mundo cada vez mais concorrencial e em constante evolução, as empresas precisam
de apostar em novas estratégias de forma a aumentarem a sua performance económicofinanceira, bem como o seu próprio nível de competitividade. Atualmente, a União
Europeia atravessa uma das maiores crises das últimas décadas, e Portugal é um dos
países afetados onde a taxa de sobrevivência das empresas nacionais não é das mais
favoráveis, no entanto, isto constitui uma grande oportunidade para as empresas se
redefinirem. Sendo assim, as PME portuguesas devem apostar em novas estratégias de
negócio, de forma a agarrarem novas oportunidades, permitindo assim crescerem e
criarem condições de sustentabilidade a longo prazo. Como tal, a problemática deste
Projeto centra-se em analisar uma possível implementação de uma estratégia de
crescimento por parte de uma PME, que está estagnada e pretende atingir um crescimento
sustentável. O mercado em que a empresa se insere é altamente competitivo, portanto o
desafio passa por mudar o rumo da empresa que se encontra atualmente numa fase de
maturidade, com uma taxa de crescimento muito reduzida, quase nula. A familiaridade e
acesso/conhecimento da empresa, foram as principais razões que me levaram a escolhêla, com o intuito de no final ter um projeto viável, que poderá ser aplicado e ter
implicações no mundo real.
en
In a world where competition is developing more and more, companies need to bet on
new strategies in order to improve their economic and financial performance, as well as
their own level of competitiveness. Nowadays, European Union is under one of the
biggest crises of the last decades, and Portugal is one of the affected countries, where the
survival rates of the firms are not one of the most favorable ones. Nevertheless, this
constitutes a big opportunity for firms to redefine their strategies. Thereby, the small,
medium Portuguese firms (PME) should bet on new business approaches in a way that
they should get new opportunities allowing themselves to grow and create sustainability
at long term. As so, the aim of this project is to analyze the possible application of a
sustainable growth strategy to a stagnant firm in this type of condition. The market where
the company is established is highly competitive therefore the challenge of this project is
to change its direction forwards and reverse the actual growth rate which is very low. The
close connection and the easy access to information were some of the main reasons to
choose it. The final goal is having a valuable project that can be applied in the real world.