Título
How does sustainability affect consumer choices in the fashion industry?
Autor
Carvalho, Ana Rita da Costa
Resumo
pt
A indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, o que significa que é uma
indústria com um imenso potencial de mudança. O consumidor é o motor que motiva as
empresas a agir de determinada forma. Esta investigação reflete as perspetivas e práticas
dos consumidores em relação ao tema de sustentabilidade implementada na indústria da
moda. A relevância da sustentabilidade na indústria da moda e o papel fundamental dos
consumidores na sua implementação é inegável e confirmada pelos consumidores numa
representação de consciência e preocupação geral, contudo nem sempre efetivamente
traduzido em práticas. As entrevistas realizadas com consumidores revelaram que a
grande maioria está a implementar uma variedade de práticas ao fazer as suas escolhas de
compra em artigos de moda. Falta de educação sobre o tema, falta de informação,
conhecimento e transparência, foram identificadas como barreiras e dificuldades para
aqueles que querem implementar sustentabilidade nos seus hábitos de consumo. Estes
aspetos foram também identificados como fatores que influenciam a falta de motivação
para que decisões mais conscientes nesta matéria sejam tomadas.
Numa perspetiva geral, as empresas devem educar os consumidores e devem ter em
especial atenção os consumidores que ainda não estão a implementar sustentabilidade nas
suas escolhas pois estes representam um grande potencial para evoluções futuras.
en
The fashion industry being one of the most polluting industries in the world, only means
that it is an industry with an immense potential for change. Consumers are central and are
closely intertwined with how companies act. This research reflects consumer perspectives
and practices towards the topic of sustainability implemented in the fashion industry. The
relevance of sustainability in the fashion industry and the key role of consumers in its
implementation is undeniable and confirmed by consumers in a representation of general
awareness and concern, despite not always being translated into actual practices. The
qualitative research methodology followed by a set of interviews conducted to
consumers, revealed that the great majority is implementing a variety of practices when
making their buying choices towards fashion items. Barriers such as lack of education,
information, knowledge and transparency were identified, and this aspect where shared
by consumers as a lacking motivation for them to adopt more conscious decisions.
Companies should educate consumers in a general perspective and focus on the group of
consumers that are not implementing sustainability in the fashion industry in their buying
choices, as they represent the potential for the future.