Título
The influence of employee’s motivation in performance appraisal: The case of Cinca
Autor
Mota, Ana Rita Monteiro
Resumo
pt
Em todo o mundo contemporâneo a evolução e a mudança são inevitáveis e
constantes. É fulcral que as empresas procurem acompanhar a transformação das
sociedades e dos mercados, quer na qualidade intrínseca dos seus produtos e serviços
como na eficácia e eficiência como os concebem, produzem e comercializam.
Em face duma crescente globalização, as tecnologias e os factores materiais de
produção são, cada vez menos, factores de diferenciação, dada a acessibilidade dos
mesmos. É portanto, nesse contexto, essencial que a gestão se focalize na motivação
dos seus empregados, dado estes se poderem constituir como o principal factor
estratégico para a diferenciação e evolução das empresas.
Para além da preocupação com os stakeholders externos, a chave do sucesso nas
empresas passa também pelo desenvolvimento de políticas de gestão orientadas para
os trabalhadores. A motivação é o ponto-chave para desenvolver um sentimento de
pertença e de realização profissional, gerando mais eficiência e facilitando a
adaptação a uma sociedade em permanente progressão.
O presente estudo de caso investigou a influência da motivação e da avaliação de
desempenho na CINCA.
Com base numa pesquisa bibliográfica sobre as teorias da motivação aprofundou-se
os elementos essenciais da avaliação de desempenho. Foram construídos
questionários de motivação baseados nos factores higiénicos de Herzberg e de
avaliação de desempenho baseados no já existente na empresa. Os questionários
foram aplicados a uma população real de 111 empregados.
Este estudo de caso contribuiu para compreender as necessidades de motivação dos
trabalhadores e para alertar para a importância da avaliação de desempenho.
en
Throughout contemporary world evolution and change are inevitable and constant. It
is crucial that companies seek to follow the transformation of societies and markets,
both in the intrinsic quality of its products and services as in the effectiveness and
efficiency they design, produce and market those products.
Facing an increasing globalization, technology and material factors of production are
increasingly less differentiation factors, considering its accessibility. It is therefore
essential that, in that context, the management focus on the motivation of their
employees, as they are able to constitute as the main strategic factor for differentiation
and development of companies.
Besides being concerned with external stakeholders, the key to success in business
also involves the development of management policies oriented to workers.
Motivation is the key for developing a sense of belonging and professional
achievement, generating greater efficiency and making it easier the adaptation to a
society in constant progression.
This case study investigated the influence of motivation and performance evaluation
in CINCA.
Based on a literature research on the theories of motivation, the essential elements of
the performance evaluation were deeply analyzed. Motivation questionnaires were
constructed based on Herzberg's hygiene factors, and performance assessment based
on questionnaire already existing in the company. The questionnaires were applied to
a real population of 111 employees.
This study helped to understand the needs and motivation of workers as well as to
draw attention to the importance of performance evaluation.