Título
Gestão da mudança na adoção de redes wireless avançadas: Deteção e monetização de oportunidades e desafios
Autor
Rodrigues, Rodrigo Grave
Resumo
pt
O projecto aqui apresentado interliga dois temas centrais: a gestão da mudança e as
redes wireless avançadas. O grau de disrupção destas últimas, associado ao
crescente interesse do mercado em as adotar, traz inúmeros desafios. Neste ponto,
advém a importância de reconhecer sistematicamente os desafios associados,
assim como as oportunidades de monetização. As redes wireless avançadas têm o potencial de
gerar turbulências nos alicerces de todos os setores de atividade ao trazer novas oportunidades
de conectividade que, associadas com as suas mais-valias, resultam em novos modelos de
negócio e, consequentemente, em novos contornos no processo de compra e na experiência do
consumidor. Além disso, por forma a concretizar este potencial, as empresas do setor das
telecomunicações têm um papel fundamental no desenvolvimento e na implementação destas
novas tecnologias. Destaca-se, também, o papel fulcral das metodologias de gestão da mudança,
como veículo de implementação das redes avançadas, principalmente a nível estratégico e
operacional. É importante relevar também os contributos proporcionados pela investigação que
possibilitam uma visão holística desta temática. Este projeto, ao seguir a metodologia Multiple
Criteria Decision Analysis (MCDA), propõe-se a analisar a relação entre os desafios e as
oportunidades de monetização no que concerne ao tema, destacando as relações de causa-efeito
entre as dinâmicas anteriormente referidas através da aplicação da técnica DEcision MAking
Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL). Importa destacar que esta técnica foi aplicada
com recurso a um painel multidisciplinar com experiência na área. Por fim, elencam-se os
contributos e as limitações resultantes da aplicação desta metodologia.
en
The present study interconnects two central points: change management and
advanced wireless networks. The latter’s degree of disruption, associated with the
market’s growing interest in adopting it, poses numerous challenges. At this point,
the importance of systematically recognizing business monetization opportunities
and associated challenges emerges. Advanced wireless networks can generate a turmoil in the
foundations of all sectors of activity by bringing new connectivity opportunities associated with
their assets, resulting in new business models and, consequently, in new contours in purchasing
processes and consumer experiences. In addition, companies in the telecommunications sector
have a fundamental role in developing and implementing these new technologies to fulfil this
promise. The critical role of change management methodologies as a vehicle for implementing
advanced wireless networks, mainly at the strategic and operational levels, is also highlighted.
In this sense, it seems relevant to highlight contributions that allow for a holistic view of the
topic. Following the Multiple Criteria Decision Analysis (MCDA) approach, the present study
analyzes the relationships between business monetization opportunities and challenges,
highlighting their cause-and-effect relationships by applying the DEcision technique MAking
Trial Evaluation Laboratory (DEMATEL) method. DEMATEL was applied with the support
of a multidisciplinary expert panel. Finally, the contributions and limitations resulting from the
application of this technique are also analyzed.