Título
Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
Autor
Barata, Sofia Ferreira Perdigoto Garcia
Resumo
pt
Limitadas por recursos escassos, as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam
uma maior pressão para garantir uma posição competitiva no mercado global,
marcado pelo galopante avanço tecnológico e pelo contexto pandémico. Como tal,
o desenvolvimento de plataformas de comércio eletrónico com recurso à artificial
intelligence (AI) em contextos ágeis tem sido cada vez maior. Por um lado, a AI permite um
maior tratamento de dados e a criação de modelos de projeção. Por outro lado, a adoção de
métodos ágeis assegura uma maior gestão da imprevisibilidade e adaptação às novas exigências
de mercado. Verificando-se um reduzido número de estudos que abrangem as três áreas acima
mencionadas, propõe-se a criação de um novo modelo que identifique os determinantes que
favorecem ou inibem o desenvolvimento do comércio eletrónico, da AI e dos métodos ágeis em
PMEs. Este será suportado pela aplicação de técnicas de mapeamento cognitivo, através da
abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA), juntamente com a técnica
DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), procurando extrair um
conjunto de recomendações que permita às PMEs adquirir uma posição competitiva no mercado
global.
en
Constrained by scarce resources, SMEs face a great deal of pressure to maintain a
competitive position in the global market, especially during the Covid-19 pandemic.
As such, e-commerce platforms using Artificial Intelligence (AI) with agile
methodology have been thriving. On the one hand, AI allows for better data
processing and the creation of forecasting models. On the other hand, agile adoption ensures a
management improvement over uncertainty and a better adaptation to new market
requirements. Considering the limited number of studies that cover these three knowledge
fields, we propose the creation of a new model to identify determinants that favor or inhibit the
development of e-commerce, AI and agile methods in SMEs. This model will be developed
using cognitive mapping techniques, based on the Strategic Options Development and Analysis
(SODA) approach, and the DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL)
technique. The aim is to retrieve a set of recommendations that will allow SMEs to acquire
competitive positions in the global market.