Título
As contribuições das redes sociais como ferrramenta de governança e interação com os cidadãos: O caso da Prefeitura Municipal de Salvador
Autor
Rodrigues, Luciano Braz dos Santos
Resumo
pt
Este trabalho foi elaborado a partir do estudo das teorias, conceitos existentes e pesquisa sobre a utilização das redes sociais pela administração pública a fim que possamos entender como essa ferramenta é utilizada pelo setor público, em especial pelas prefeituras destacando-se a prefeitura de Salvador. Se a sua utilização é uma tendência que veio para ficar, se esse modelo traz vantagem competitiva para as organizações, entre outras perguntas que cercam o tema. Foram identificados quais são as principais redes sociais utilizadas, como se dá seu uso, qual a percepção dos cidadãos e gestores e o nível de interação com os cidadãos. Posteriormente foram aplicados questionários tanto para os funcionários da adm. pública tanto para os cidadãos que interagem com essas redes, depois analisadas e tratadas as informações colhidas para que se pudesse chegar a um diagnóstico. Neste trabalho estudamos como a prefeitura municipal de Salvador utiliza os meios tecnológicos para se aproximar e ter uma comunicação mais eficiente com os cidadãos, com foco na utilização das redes sociais, tentando vislumbrar situações/modelos que possam levar a administração pública a inserir e incrementar essa ferramenta de forma mais efetiva nos seus processos. O objetivo dessa pesquisa é apresentar e discorrer sobre como as instituições públicas e os governos utilizam as mídias sociais para ampliar a sua comunicação e interação com os cidadãos, através de um estudo do uso das principais redes por essas organizações e também de uma revisão de literatura inerentes a área de estudo. Como abordagem de investigação foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo, mediante revisão de literatura, análise documental, aplicação de entrevista e coleta de dados através da aplicação de questionários. Muito embora a prefeitura de Salvador seja uma das pioneiras e referência na utilização das mídias sociais, já tendo inclusive uma gestão profissional voltada apenas para esse tipo de comunicação, ainda está longe de proporcionar segurança e ter uma relação de troca eficiente com os cidadãos proporcionando efetividade na utilização dessa ferramenta. Percebe-se então a confirmação do estudo de diversos autores como Brandão (2008) de que a administração pública utiliza essas redes sociais quase que de forma exclusiva para informar os cidadãos sobre suas ações e se autopromover, não havendo uma interação considerável e troca entre as partes que poderia resultar em ações e políticas públicas mais assertivas. Como contribuição dessa pesquisa ao público será proposto um “modelo” que possa fomentar essa troca, aproximação e interação com os cidadãos de forma mais efetiva conforme já acontece no privado tendo como enquadramento teórico os preceitos do New Public Management (NPM).
en
This work was elaborated from the study of theories, existing concepts, and studies on the use of social networks by the public administration in order to understand how this tool is used by the public sector, especially by city halls, especially the city of Salvador . If its use is a trend that is here to stay, if this model brings competitive advantage to organizations, among other questions surrounding the topic. The main social networks used were identified, how they are used, what is the perception of citizens and managers and the level of interaction with citizens. Questionnaires were later applied to both adm employees. public for citizens who interact with these networks, after which the collected information was analyzed and treated so that a diagnosis could be reached. In this work, we study how the city hall of Salvador uses technological means to approach and have a more efficient communication with citizens, focusing on the use of social networks, trying to envision situations/models that can lead the public administration to insert and increase this tool more effectively in your processes. The objective of this research is to present and discuss how public institutions and governments use social media to expand their communication and interaction with citizens, through a study of the use of the main networks by these organizations and also a literature review inherent to the field of study. As a research approach, qualitative and quantitative methods were used, through literature review, document analysis, interview application and data collection through the application of questionnaires. Even though the city of Salvador is one of the pioneers and a reference in the use of social media, already having a professional management focused only on this type of communication, it is still far from providing security and having an efficient exchange relationship with citizens, providing effectiveness in using this tool. Therefore, the study by several authors such as Brandão (2008) confirms that the public administration uses these social networks almost exclusively to inform citizens about their actions and promote themselves, with no considerable interaction and exchange between the parties. which could result in more assertive actions and public policies. As a contribution of this research to the public, a “model” will be proposed that can promote this exchange, approximation and interaction with citizens more effectively, as already happens in the private sector, having as theoretical framework the precepts of New Public Management (NPM).