Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Hotelaria e Turismo
Título

Quality of the service provided by Stay Hotel Lisboa Aeroporto: Analysis of online reviews and strategies for improvement

Autor
Leiria, Catarina Andrade dos Santos
Resumo
pt
Devido à crescente oferta no setor do turismo e hospitalidade, os turistas procuram cada vez mais experiências memoráveis e únicas. Por outro lado, a tecnologia tem mudado a indústria de forma notória e, portanto, o feedback dos consumidores, especialmente o digital, tem moldado a mesma. Assim, para terem sucesso e se diferenciarem no contexto atual, os destinos e todas as empresas cuja atividade está relacionada com a indústia têm que ser capazes de proporcionar um serviço excecional. Neste contexto, o objetivo deste projeto passa por avaliar a qualidade do serviço prestado pelo Stay Hotel Lisboa Aeroporto, através da análise dos comentários partilhados pelos seus clientes na plataforma Booking.com e recorrendo ao software Leximancer. Procura-se identificar os temas mais comuns existentes no feedback feito online e compreender quais os aspetos a melhorar pelo hotel. Esta análise também será feita por “classificação atribuída”, “tipologia do quarto” e “tipo de viajante”. Dentro dos 1711 comentários recolhidos, foram identificados 12 temas gerais: “staff”, “quarto”, “localização”, “dinheiro (relação custo-benefício)”, “estadia”, “noite”, “tudo”, “agradável”, “barulho”, “comforto” e “recomendo”. No geral, os clientes ficaram satisfeitos com a experiência oferecida, visto que quase 60% atribuiu a classificação mais alta à sua estadia, enquanto que somente 2% dos comentários correspondiam às duas classificações mais baixas (2 e 1). Em suma, os clientes ficaram agradados com o staff, a localização, o serviço e a relação custo-benefício do hotel. No entanto, foram identificados vários aspetos nos comentários recolhidos que prejudicavam a estadia, situação que deve ser resolvida da melhor forma possível.
en
Due to an increasing tourism offer, travelers look for memorable and unique experiences along the whole journey. Furthermore, the technology has been changing the game more than ever, and thus customer feedback, especially the online one, is shaping the whole industry. As such, to succeed and differentiate themselves in the current context, destinations and all organizations related to the tourism and hospitality industry must be able to deliver an outstanding service. In this context, the objective of the current project is to assess the quality of the service provided by Stay Hotel Lisboa Aeroporto, through the analysis of their online reviews on Booking.com with the Leximancer software. The aim consists of identifying the main themes in guests’ comments shared online and understand which aspects must be improved. This analysis will also be performed segmenting the comments by “rating given”, “room type”, and “traveler type”. Out of 1711 reviews analyzed, 12 general themes were identified: “staff”, “room”, “location”, “(value for) money”, “stay”, “night”, “service”, “everything”, “pleasant”, “noise”, “comfort” and “recommend”. Overall, gusts were satisfied with their experience at Stay Hotel Lisboa Aeroporto, as almost 60% gave the highest rating possible in their review, whereas only around 2% of the comments corresponded to the lowest ratings (2 and 1). Shortly, guests were pleased with the hotel’s staff, location, service, and value for money. However, several issues were identified in the online feedback provided by the reviewers, and it is recommended that the hotel addresses them in an appropriate way.

Data

12-jan-2022

Palavras-chave

Hotels
Comentários online
Online reviews
Estabelecimento hoteleiro
Leximancer
Qualidade dos serviços -- Services quality

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo