Título
The influence of human resources management practices on identity construction through the promotion of identity motives
Autor
Cardoso, Beatriz Andreia Mendes
Resumo
pt
A identidade é um fator crucial na vida do ser humano, compreendendo o sentido que temos relativamente ao que somos e à forma como agimos e interagimos com o mundo à nossa volta. Neste estudo é analisada a forma como a identidade pode ser construída, tendo por base seis motivos de identidade, nomeadamente, continuidade, significado, pertença, eficácia, distintividade e autoestima. O argumento é o de que esta construção da identidade pode ser promovida pela aplicação de diversas práticas de recursos humanos, usadas num contexto em que há um incentivo ao desenvolvimento da identidade, tendo sido criado um novo conceito para o efeito, nomeadamente, o contexto de aprimoramento de identidade. Neste contexto, o aumento do bem-estar e a redução da rotatividade são consideradas consequências das práticas de recursos humanos, desde que estas reforcem a construção da identidade. Este argumento foi testado através de um estudo correlacional envolvendo 394 participantes. Os resultados demonstraram mostram que o contexto de aprimoramento de identidade tem uma correlação positiva com os motivos de identidade, embora negativa com a intenção de rotatividade, e positiva com o bem-estar. Para além disso, verificou-se uma correlação negativa entre os motivos de identidade e a intenção de rotatividade, ao par de uma correlação positiva entre os motivos de identidade e o bem-estar, dando suporte ao argumento inicial.
en
Identity is a crucial factor in the human being’s life, comprising the sense we have in respect to who we are and the way we act and interact with the world around us. In this study, it is analyzed the way identity can be constructed, having as a basis six identity motives, namely, continuity, meaning, belonging, efficacy, distinctiveness, and self-esteem. The argument is that this identity construction can be promoted through the implementation of diverse human resources practices, applied in a context where the development of identity is encouraged, having been created a new concept for the effect, namely, identity enhancement context. In this context, the improvement of well-being and reduction of turnover intentions are considered consequences of the human resources practices promoted, as long as they reinforce identity construction. This argument was teste through a correlational study involving 394 participants. The results demonstrated that the identity enhancement context correlates positively with the identity motives, negatively with turnover and positively with well-being. Moreover, each of the identity motives has a negative association with turnover and a positive relationship with well-being, supporting the initial argument.