Título
Conceção de um sistema ABC para a Naz Gelatarias
Autor
Vieira, Inês Pinto
Resumo
pt
Nos últimos anos, a Naz Gelatarias, que explora 25 gelatarias Olá, tem vindo a observar o
aparecimento de novos players no seu setor. A oferta que os consumidores têm à sua disposição
é cada vez mais diversificada, acabando por sobreviver, apenas, as propostas mais competitivas.
O sucesso de qualquer organização depende em grande parte das decisões que são tomadas no
seu dia-a-dia e, por sua vez, a qualidade destas decisões está intimamente relacionada com a
informação que têm como base. Os custos de cada loja Olá são fornecidos pelo sistema de
custeio da organização que, infelizmente, herda muito dos sistemas tradicionais, conhecidos
por produzirem informação distorcida. Nesse contexto, este trabalho tem como principal
objetivo conceber um novo modelo para esta empresa, capaz de proporcionar informação fiável
que permita um maior conhecimento dos resultados e melhores decisões de gestão.
O Activity-Based Costing (ABC) e o Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) afiguram-
se como alternativas possíveis aos sistemas clássicos. O projeto desenvolvido concluiu pela
inadequabilidade do TDABC, já que a Naz realiza atividades para as quais não é possível definir
equações de tempo. Optou-se, então, por recorrer ao ABC para a conceção do novo modelo.
Este trabalho demonstrou como pode o ABC ser usado no apuramento dos custos de cada
segmento, contribuindo com informação de maior fiabilidade para o processo de tomada de
decisão. Adicionalmente, em termos teóricos, veio complementar a teoria já existente, gerando
mais um caso prático para discussão.
en
In recent years, Naz Gelatarias, which operates 25 Olá ice cream parlors, has been observing
the emergence of new players in its sector. At their disposal, the consumers today have an
increasingly diversified offer, with only the most competitive proposals surviving.
The success of any organization depends largely on the decisions that are taken during its day-
to-day operations, and in turn, the quality of these decisions is closely related to the information
they are based on. The costs of each Olá Store are provided through the organization’s costing
system, which unfortunately has inherited a lot from traditional systems, known for producing
distorted information. In this context, the main objective of this work is to design a new model
for this company, capable of providing reliable data, that allows for having greater knowledge
of the results and making of better management decisions.
Activity-Based Costing (ABC) and Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC) appear as
possible alternatives to the classical approaches. The developed project concluded that the
TDABC was inadequate, since Naz carries out activities for which it is not possible to define
time equations. Therefore, it was decided to use the ABC, to design the new model.
This work demonstrated how ABC can be used to calculate the costs of each segment,
contributing with more reliable information to the decision-making process. Additionally, in
theoretical terms, it came to complement the existing theory, generating another practical case
for discussion.