Título
As instituições internacionais e São Tomé e Príncipe como parceiros na promoção da educação
Autor
Alcântara, Ana Luísa dos Ramos Quaresma
Resumo
pt
O Setor Educativo está em constantes mudanças influenciadas pelos fenómenos da
globalização. As Instituições Internacionaissão importantes na formulação e coordenação
das políticas educativas a nível mundial, e na Internacionalização da Educação. Este
trabalho tem como objetivo de estudo compreender como as Instituições/Organizações
Internacionais influenciaram o sistema educativo em São Tomé e Príncipe (STP), bem
como a qualidade de ensino neste país. Pretende-se identificar os impactos que as
recomendações destas organizações tiveram no setor educativo do país. Foi adotada uma
metodologia qualitativa, onde se buscou evidências desta influência e parceria no setor
educativo, através da análise documental. Os documentos recolhidos sobre São Tomé e
Príncipe pertencem ao Ministério de Educação e Ensino Superior (MEES), e o Instituto
Marquês de Vale Flôr (IMVF). A análise tornou evidentes as melhorias significativas a
nível educativo em São Tomé e Príncipe com estas parcerias e apoios. Em contrapartida
ficou claro que existe grande dependência do país face ao apoio internacional, bem como
na ajuda para melhorar nas suas políticas educativas e ensino de forma generalizada.
en
The Education Sector is in constant change influenced by the phenomena of globalisation.
International Institutions are important in the formulation and coordination of educational
policies worldwide, and in the Internationalization of Education. This study aims to
understand how the International Institutions/Organizations have influenced the
education system in Sao Tome and Principe (STP), as well as the quality of education in
this country. It aims to identify the impacts that the recommendations of these
organizations have had on the country's education sector. A qualitative methodology was
adopted, where evidence of this influence and partnership in the education sector was
sought through documentary analysis. The documents collected on São Tomé and
Príncipe belong to the Ministry of Education and Higher Education (MEES), and the
Instituto Marquês de Vale Flôr (IMVF). The analysis made evident the significant
improvements at the educational level for Sao Tome and Principe with these partnerships
and support. On the other hand, it was clear that the country is highly dependent on
international support, as well as on help to improve its education policies and education
in general.