Título
Trajectórias de vida de “mulheres” Moçambicanas com diferentes níveis de escolaridade
Autor
Cuambe, Zaida Chamuce
Resumo
pt
O presente trabalho tem como objecto de estudo as trajectórias de vida das “mulheres”
moçambicanas com diferentes níveis de escolaridade, centrando a atenção nos seus percursos de
vida, nos perfis sociais dos seus pais. Diga-se de passagem que o termo ”mulheres” se refere a jovens
mulheres com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos.
O estudo realizou-se na cidade da Beira, capital da Província de Sofala. A escolha desta cidade
foi aleatória e mostrou-se interessante porque, em matéria do género na área de educação,
encontrámos uma forte influência de hábitos culturais e tradicionais que provavelmente estão na
origem da disparidade de oportunidades no acesso à educação, por parte das raparigas,
relativamente aos rapazes.
A pesquisa ocorreu em três bairros distintos da cidade da Beira, nomeadamente, no Bairro da
Cerâmica (localizado a 20 km da cidade), Bairro da Manga (junto à periferia da cidade) e no Bairro da
pontageia (localizado no centro da cidade). A cidade da Beira é uma cidade baixa e fértil em
agricultura, nos tempos chuvosos fica alagada, permitindo que a população pratique a agricultura
dentro dos quintais, sendo por isso considerada propícia para a cintura verde em produtos hortícolas
incluindo o cultivo de arroz em sinal de abundância de água.
Em termos metodológicos, utilizou-se uma estratégia qualitativa, que se consubstanciou na
realização de entrevistas semi-estruturadas e na observação. A nossa amostra é constituída por 22
mulheres.
O estudo permitiu caracterizar os perfis das jovens mulheres e dos seus familiares, de forma a
perceber que o nível de escolaridade dos pais e o seu capital cultural constituem os principais
factores que determinam a continuidade ou não das raparigas no ensino formal. Esta questão é
igualmente referida por algumas organizações que operam em Moçambique, como o ICMA e
UNESCO, bem como o PARPA em que se considera que há uma relação causal entre os níveis de
educação e o capital cultural dos pais, no sentido em que estes desenham os perfis dos seus filhos e
familiares.
A aposta na educação justifica-se pelo seu papel na redução da pobreza, e na sua contribuição
para o desenvolvimento, por aumentar capacidades e oportunidades das populações e condições de
produção e de criação de riqueza.
Em Moçambique a educação de raparigas está muito longe de alcançar as expectativas
desejadas pelo Governo. Isto porque certos hábitos e costumes tradicionais que não estão
consagrados à luz da legislação moçambicana, contribuem para o abandono escolar por parte das
raparigas, conduzindo, desta feita, ao casamento precoce.
en
The present thesis has as study subject the identification of the course of the Mozambican
youth girl with different education levels and she had in bill line their parents' traditional social,
cultural and family impacts.
The study was done in the city of Beira, the Capital of Sofala Province, more precisely in two
quarters, namely, the Ceramic quarter (located 20 km of the city) and the Manga quarter (right in
town).
Beira city is closed to the Indico Ocean and it is located lightly below the medium level of the
sea and it is productive in agriculture. In rainy season, the city is flooded, allowing the population to
practice the agriculture inside of the backyards, where it is cultivated horticultural even rice.
Methodological have been used the qualitative strategy that it was based in the
accomplishment of semi-structured interviews and the observation. The interviewees were
constituted by 22 youth girls with ages between the 25 and the 35 years old.
The study allowed to characterize the youths' profiles and of their relatives, in way to notice
that the level of the parents' education and its cultural background constitute the main factors that
determine the continuity or not of the youth girls in the formal education.
The organizations (ICMA, Unesco and PARPA. If so, pls delete because Parpa is no an
organization but) consider that there is a causal relationship between the education levels and the
parents' cultural background, in the sense in that this draws their children's profiles and family. From
this point of view, the investment in education can allow a larger level of development of the society.
The education challenge is justified because its role in the reduction of the poverty, and in its
contribution for the development, for increasing capacities and opportunities of the populations and
production conditions and of wealth creation.
In Mozambique the youth girls' education is very far away of reaching the expectations wanted
by the Government. This because certain habits and traditional cultures not consecrated yet in the
Mozambican legislation that's why contribute for the school abandonment on the part of the youth
girls and driving them to the precocious marriage.