Teses e dissertações

Mestrado
Estudos Internacionais
Título

The relationship between corporate social responsibility and employees´ attitudes and behaviours in Nigeria

Autor
Bayode, Olubanke Tolulope
Resumo
pt
A relação entre a responsabilidade social das empresas (RSE) e as atitudes e comportamentos dos trabalhadores tem sido uma questão importante a nível mundial. O objetivo deste estudo é verificar a relação entre a RSE e as atitudes e comportamentos dos trabalhadores na Nigéria. O tema da RSE tem chamado a atenção de muitos estudiosos e profissionais neste campo. Contudo, poucos estudos foram realizados sobre como a RSE afecta as atitudes e o comportamento dos trabalhadores na Nigéria e a compreensão das perspetivas dos trabalhadores na Nigériaem matéria de RSE. Este estudo visa compreender melhor a relação entre as atividades de RSE e as dos trabalhadores na Nigéria através de um inquérito quantitativo a trabalhadores de ambos os géneros na Nigéria. Este estudo utilizou várias teorias como enquadramento para explicar como as atividades de RSE estimulam as perceções dos trabalhadores que, por sua vez, desencadeiam atitudes e comportamentos no local de trabalho. No final deste estudo, duas hipóteses propostas foram testadas e apoiadas, a correlação da perceção dos trabalhadores sobre as atividades de RSE (variável global) com o envolvimento dos trabalhadores (que se revelou ser positiva) e a intenção de turnover (que se revelou ser negativa). As hipóteses foram fundamentadas na teoria da troca social. Além disso, é de referir que, a variável global é decomposta em seis variáveis específicas, a fim de determinar as relaçõesrespetivas com o envolvimento no trabalho e a intenção de turnover. Estas variáveis são RSE orientada para a comunidade, RSE ambiental, RSE orientada para o empregado, RSE orientada para o fornecedor, RSE orientada para o cliente e RSE orientada ao accionista.
en
The relationship between corporate social responsibility (CSR) and employees’ attitudes and behaviours has been an important issue globally. The objective of this study is to ascertain the relationship between CSR and employees’ attitudes and behaviours in Nigeria. The subject of CSR has drawn the attention of many scholars and practitioners in this field. However, few studies have been carried on how CSR affects employees’ attitudes and behaviour in Nigeria and understanding employees’ perspectives on CSR. This study aims to better understand the relationship between CSR activities and employees’ reactions in Nigeria through a quantitative survey on both male and female employees in Nigeria. This study used several theories as a framework to explain how CSR activities stimulate employee perceptions which in turn trigger workplace attitudes and behaviour. At the end of this study, two hypotheses tested were ascertained thus, the correlation of employee perception of CSR activities (overall variable) with employee engagement (which returned positive) and turnover intent (which returned negative). The hypotheses were predicated on the social exchange theory. Additionally, the overall variable is broken down into six specific variables in order to determine their respective relationships with work engagement and turnover intent. These variables are community-oriented CSR, environment-oriented CSR, employee-oriented CSR, supplier-oriented CSR and customer-oriented CSR and shareholder-oriented CSR.

Palavras-chave

Work engagement
Employees
Envolvimento no trabalho
Intenção de turnover
Trabalhadores
Nigéria
Social exchange theory
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility
Turnover intent
Teoria da troca social

Acesso

Acesso livre

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