Título
The relationship between corporate social responsibility and employees´ attitudes and behaviours in Nigeria
Autor
Bayode, Olubanke Tolulope
Resumo
pt
A relação entre a responsabilidade social das empresas (RSE) e as atitudes e
comportamentos dos trabalhadores tem sido uma questão importante a nível mundial. O
objetivo deste estudo é verificar a relação entre a RSE e as atitudes e comportamentos dos
trabalhadores na Nigéria. O tema da RSE tem chamado a atenção de muitos estudiosos e
profissionais neste campo. Contudo, poucos estudos foram realizados sobre como a RSE
afecta as atitudes e o comportamento dos trabalhadores na Nigéria e a compreensão das
perspetivas dos trabalhadores na Nigériaem matéria de RSE.
Este estudo visa compreender melhor a relação entre as atividades de RSE e as dos
trabalhadores na Nigéria através de um inquérito quantitativo a trabalhadores de ambos os
géneros na Nigéria. Este estudo utilizou várias teorias como enquadramento para explicar
como as atividades de RSE estimulam as perceções dos trabalhadores que, por sua vez,
desencadeiam atitudes e comportamentos no local de trabalho.
No final deste estudo, duas hipóteses propostas foram testadas e apoiadas, a correlação da
perceção dos trabalhadores sobre as atividades de RSE (variável global) com o
envolvimento dos trabalhadores (que se revelou ser positiva) e a intenção de turnover (que
se revelou ser negativa). As hipóteses foram fundamentadas na teoria da troca social. Além
disso, é de referir que, a variável global é decomposta em seis variáveis específicas, a fim
de determinar as relaçõesrespetivas com o envolvimento no trabalho e a intenção de
turnover. Estas variáveis são RSE orientada para a comunidade, RSE ambiental, RSE
orientada para o empregado, RSE orientada para o fornecedor, RSE orientada para o cliente
e RSE orientada ao accionista.
en
The relationship between corporate social responsibility (CSR) and employees’ attitudes
and behaviours has been an important issue globally. The objective of this study is to
ascertain the relationship between CSR and employees’ attitudes and behaviours in
Nigeria. The subject of CSR has drawn the attention of many scholars and practitioners in
this field. However, few studies have been carried on how CSR affects employees’ attitudes
and behaviour in Nigeria and understanding employees’ perspectives on CSR.
This study aims to better understand the relationship between CSR activities and
employees’ reactions in Nigeria through a quantitative survey on both male and female
employees in Nigeria. This study used several theories as a framework to explain how CSR
activities stimulate employee perceptions which in turn trigger workplace attitudes and
behaviour.
At the end of this study, two hypotheses tested were ascertained thus, the correlation of
employee perception of CSR activities (overall variable) with employee engagement
(which returned positive) and turnover intent (which returned negative). The hypotheses
were predicated on the social exchange theory. Additionally, the overall variable is broken
down into six specific variables in order to determine their respective relationships with
work engagement and turnover intent. These variables are community-oriented CSR,
environment-oriented CSR, employee-oriented CSR, supplier-oriented CSR and customer-oriented
CSR and shareholder-oriented CSR.