Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Responsabilidade social das organizações e envolvimento no trabalho: Poderá o líder e a satisfação no trabalho potenciar esta relação?

Autor
Romão, Filipa Isabel Rodrigues
Resumo
pt
Pretendeu-se com este estudo perceber em que medida a perceção que os indivíduos têm do envolvimento da organização em práticas de responsabilidade social influencia o envolvimento dos colaboradores no trabalho. Para além disso, avaliou-se também em que medida o estilo de liderança da chefia direta e o nível de satisfação dos indivíduos no trabalho influenciam a relação anterior. Pressupõe-se que a perceção do envolvimento da empresa em práticas de RSO influencia positivamente o envolvimento dos colaboradores no trabalho e que esta relação será maior quando é percecionada liderança transformacional na chefia direta. Por outro lado, pressupõe-se também que a satisfação no trabalho mediará a relação existente entre a RSO e o envolvimento no trabalho. Para avaliar estes pressupostos, foram inquiridos 222 colaboradores de uma organização industrial, tendo sido utilizados questionários para avaliar a perceção do envolvimento desta em práticas de RSO (económica, colaboradores e comunidade / ambiente), o envolvimento no trabalho, a perceção do estilo de liderança da chefia direta (liderança transacional, transformacional ou laissez-faire) e a satisfação no trabalho. Os resultados validaram a existência de relação positiva entre as práticas de RSO percebidas e o envolvimento no trabalho. Contudo, não se confirmou que a liderança transformacional modere esta relação. Por último, a satisfação no trabalho revelou funcionar apenas como mediadora parcial do impacto da RSO no envolvimento no trabalho.
en
This study aims to understand in what way the perception individuals have of the involvement of the organization in corporate social responsibility practices influences the workers engagement in their work. Furthermore, it also evaluates in what way the leadership style of the supervisor and the job satisfaction of workers influence this previous relationship. It assumes that the perception of the involvement of the company in CSR practices positively influences the engagement of workers and that the relationship is stronger when they recognize transformational leadership in the supervisor. On the other hand, it also assumes that job satisfaction will act as a mediator between CSR perceptions and job engagement. To evaluate these assumptions, 222 workers in an industrial organization were surveyed, using questionnaires to evaluate their perception of the company’s involvement in CSR practices (economic, workers and community/environment), work engagement, supervisor leadership style (transactional, transformational or laissez-faire) and job satisfaction. The results validate the existence of a positive relationship between the perception of CSR practices and work engagement. However, it was not confirmed that transformational leadership moderates the relationship. Finally, job satisfaction was only shown to partially mediate the impact of CSR in work engagement.

Data

24-jun-2016

Palavras-chave

Work engagement
Responsabilidade social das organizações
Envolvimento no trabalho
Liderança e satisfação no trabalho
Leadership and job satisfaction
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility

Acesso

Acesso livre

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