Título
Há distância?: O que pensam os docentes do ensino básico Português: Estudo de caso sobre o ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, e a sua repercussão na relação aluno professor, no agrupamento de escolas de Ferreira do Alentejo
Autor
Sintra, Cláudia Sofia Niza
Resumo
pt
Nesta dissertação, pretende-se analisar como o regime de ensino à distância, implementado durante a crise sanitária, afetou a relação aluno-professor, no ano letivo de 2020/21. Para o efeito, foram dirigidos inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas, aos 16 docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo. Para o tratamento e análise dos dados, aplicaram-se métodos mistos, visando as particularidades do caso de estudo. Concluiu-se que a relação simbólica aluno-professor não foi impactada, desde que edificada anteriormente à transição dos regimes de ensino. A nível afetivo, o impacto foi mais consubstancial; tanto os alunos como os docentes reagiram à privação da afetividade com desmotivação, que transportaram para a prática educativa. Para a manutenção das aprendizagens, a intervenção dos pais foi fundamental, é deles que provém a primeira perceção que os alunos fazem dos seus professores e é por eles que os docentes conseguem, à distância, fazer chegar a “lição”. Situações de conflito entre os pais e os professores, ou as dificuldades no acesso às aulas remotas, comprometeram gravemente as aprendizagens.
en
In this dissertation, it is intended to analyze how the distance learning system, implemented during the health crisis, affected the student-teacher relationship, in the 2020/21 school year. For this purpose, questionnaire surveys and semi-structured interviews were directed to 16 teachers of Elementary Education, from the Ferreira do Alentejo Schools’ Group. For the treatment and analysis of the data, mixed methods were applied, aiming at the particularities of the case study. It was concluded that the symbolic student-teacher relationship was not impacted, as long as it was already built before the transition of teaching systems. At the emotional level, the impact was more consubstantial; both students and teachers reacted to the deprivation of affectivity with demotivation, which they carried over to educational practice. For the maintenance of learning, the intervention of parents was essential; it is from them that the first perception that students have of their teachers comes from, and it is through them that teachers manage from a distance, to deliver “the lesson”. Conflict situations between parents and teachers, or difficulties in accessing remote classes, seriously compromised learning.