Título
Burocracia e educação em Portugal: as decisões burocráticas no desenvolvimento do ensino secundário desde 1986
Autor
Almeida, Bárbara Baia Alves de
Resumo
pt
O conceito de burocracia é tendencialmente conotado com teor negativo quando abordado de
forma superficial. No entanto, uma significância que lhe é atribuída pode variar consoante o
indivíduo e uma área de estudo onde está inserido. Nesse sentido, a presente investigação incide
sobre a perceção do conceito de burocracia no meio educativo e a sua influência sobre o
desenvolvimento no ensino secundário. Será feita incidência no que diz respeito a políticas de
gestão escolar, ressalvando também um componente humanista e a sua influência direta sobre
o ensino e a interação entre os principais vetores de uma escola - professores, funcionários e
agregado familiar. Uma análise desta problemática será feita com recurso a um estudo de caso,
a Escola Secundária Manuel Cargaleiro e à análise quantitativa e qualitativa de dados recolhidos
através de inquéritos e entrevistas a este estabelecimento de ensino. Pode concluir-se que a
evolução burocrática na educação em Portugal tem o potencial de motor ao desenvolvimento
educativo, se corretamente estruturada e adaptada ao contexto nacional vigente.
en
The concept of bureaucracy tends to have a negative content when approached superficially.
However, the significance attributed to it may vary depending on the individual and the area of
study in which it is inserted. In this sense, the present investigation focuses on the perception
of the concept of bureaucracy in education and its influence on the development of secondary
education. The focus will be on school management policies, also emphasizing a humanist
component and its direct influence on teaching and the interaction between the main vectors of
a school - teachers, staff and households. An analysis of this issue will be made using a case
study, the Escola Secundária Manuel Cargaleiro and the quantitative and qualitative analysis of
data collected through surveys and interviews at this educational establishment. It can be
concluded that bureaucratic evolution in education in Portugal has the potential to drive
educational development, if properly structured and adapted to the current national context.