Título
Alargamento de escolaridade obrigatória: oportunidade de (re)qualificar a escola secundária
Autor
Santos, Isabel Maria Vaz dos Reis Leandro dos
Resumo
pt
A elaboração do projeto a implementar numa escola secundária, da zona da Grande Lisboa, teve
como base um processo de investigação para a ação e emerge da necessidade de introduzir mudanças
de natureza organizacional que promovam uma melhoria consistente nos resultados e desempenhos
educativos para todos os alunos, no contexto do alargamento da escolaridade obrigatória ao ensino
secundário.
Em sede de diagnóstico, procurou-se indagar as expetativas atuais de alunos e professores em
relação à obrigatoriedade de conclusão do 12º ano e identificar fatores de gestão organizacional que
promovam o sucesso educativo, permitindo à escola tornar efetiva, a escolaridade de 12 anos.
Adotou-se uma metodologia de investigação-ação centrada num estudo de caso que recorreu a
técnicas quantitativas e qualitativas, nomeadamente a observação direta, a análise documental, o
questionário e o grupo focal (focus group).
Como conclusões deste estudo salientam-se: a necessidade de introdução de mudanças
emergentes na missão da escola secundária; o reforço da liderança centrada na melhoria dos resultados
educativos; e o reforço das lideranças pedagógicas e da implementação do trabalho colaborativo, ao
nível do processo ensino/aprendizagem e do processo de formação continuada dos docentes.
São também conclusões a reter, ao nível da gestão escolar, a preocupação com a informação e
com as redes de comunicação organizacional, assim como com a transparência e a colegialidade das
decisões.
Com este projeto pretendemos contribuir para que a organização escolar mobilize o seu
potencial de reflexão, de aprendizagem e de desenvolvimento, capacitando-se para a mudança.
en
The design of the project to implement on a secondary school , near Lisbon , was based on a
process of action research and emerges from the need to introduce changes of organizational nature
that promote a consistent improvement on results and on educational performance for all students,
taking into account the extension of compulsory education to secondary schools.
In the diagnosis, we intend to question the expectations that current students and teachers have
in relation to the mandatory completion of the 12th year and identify factors of organizational
management that promote educational success and to enable the school to make the 12 years schooling
effective.
We adopted a research methodology focused on a case study, that used quantitative and
qualitative techniques, such as direct observation, document analysis, online survey and focus group.
As conclusions of this study, it is noticeable: the introduction of emerging changes in the
secondary school's mission; the strengthening of leadership focused on improving educational
outcomes, as well as teaching leadership and the implementation of collaborative work in terms of the
teaching / learning process and on the internal process of teachers' training.
There are other conclusions to retain, at schools' management level, such as the concern with
information and communication networks and also with organizational transparency and the
collegiality of decisions.
With this project we aim to contribute to the school organization mobilizes its potential for
reflection, learning and development, enabling it to change.