Teses e dissertações

Doutoramento
Estudos Africanos
Título

Dêxa puíta sócó(m)pé: música em São Tomé e Príncipe do colonialismo para independência

Autor
Bialoborska, Magdalena Anna
Resumo
pt
Esta tese estuda as transformações do panorama musical em São Tomé e Príncipe desde meados do século XIX, altura da recolonização das ilhas e da construção de roças de café e cacau, até à década de 1990. A apresentação da situação política, social, económica e cultural do arquipélago no período colonial e nos primeiros anos da independência serve como pano de fundo para a análise da actividade musical de vários grupos socioculturais - ilhéus, portugueses, trabalhadores contratados e seus descendentes - que habitavam o arquipélago. Uma atenção especial é dada às fronteiras, linhas que separam, visíveis e invisíveis e às suas deslocações e alterações naquele período. A sua dinâmica, resultante da situação local e internacional, reflectiu-se na sociedade e, consequentemente, na música dos habitantes do arquipélago. A construção do "corpus" de estudo, através da recolha de gravações de música, da revisão da imprensa, da consulta de materiais arquivísticos escritos e visuais, e também da realização de entrevistas, foi o ponto de partida para a descrição e a análise da música criada e recriada nas ilhas. A contextualização proposta evidencia que o panorama musical de um determinado território é dinâmico e reflecte a sua situação política e social, mas não depende só dela. Embora dependendo de circunstâncias várias, a música tem a capacidade de mobilizar para mudanças sociopolíticas.
en
This thesis studies the transformations of the musical panorama in São Tomé and Príncipe since the middle of the 19th century, when the islands were recolonized and the coffee and cocoa plantations were built, until the 1990s. The presentation of the political, social, economic and cultural situation of the archipelago in the colonial period and in the early years of independence serves as a background for the analysis of the musical activity of various socio-cultural groups - islanders, Portuguese, indentured laborer and their descendants - who inhabited the archipelago. Special attention is given to the boundaries, lines that separate, visible and invisible and to their displacements and changes in that period. Its dynamics, resulting from the local and international situation, was reflected in the society and, consequently, in the music of the inhabitants of the archipelago. The construction of the database, through the collection of music recordings, the review of the press, the consultation of written and visual archival materials and also the realization of interviews, was the starting point for the description and analysis of the music created and recreated on the islands. The proposed contextualization shows that the musical panorama of a given territory is dynamic and reflects its political and social situation, but it does not depend only on it. Although depending on different circumstances, music has the capacity to mobilize for socio-political changes.

Palavras-chave

São Tomé e Príncipe
São Tome and Principe
Post-independence
Música -- Music
Colonialismo -- Colonialism
Pós-independência
Fronteiras sociais
Géneros musicais
Social borders

Acesso

Acesso livre

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