Título
Managing an aging workforce through high-quality relationships: the roles of fairness and job design
Autor
Marques, Tatiana Iolanda Pires
Resumo
pt
Dado o acelerado envelhecimento da população ativa, as organizações precisam de adaptar as suas práticas de gestão de pessoas às necessidades dos trabalhadores mais velhos. Esta tese combina uma abordagem desenvolvimental com teorias da justiça organizacional e das características do trabalho para investigar o papel das relações sociais na gestão dos trabalhadores de diferentes idades - particularmente, nos trabalhadores mais velhos. Os Estudos 1, 2 e 3 exploram as diferenças de idade relativamente à importância atribuída aos aspetos relacionais da justiça em contexto de trabalho. Através de entrevistas (Estudo 1), questionários (Estudo 2) e um estudo experimental (Estudo 3), verificamos que com o aumento da idade, a importância atribuída à justiça relacional aumenta. Os Estudos 4 e 5 exploram as diferenças de idade nas reações dos trabalhadores aos aspetos relacionais da justiça. Através de um estudo experimental (Estudo 4) e questionários (Estudo 5), verificamos que os trabalhadores mais velhos respondem à justiça relacional com maior confiança na chefia do que os mais jovens, porque têm objetivos de regulação emocional mais fortes. O Estudo 6 foca-se na importância do apoio social e do feedback em contexto de trabalho, em diferentes idades. Os resultados obtidos através de questionários indicam que receber e dar apoio social e feedback está mais associado ao desempenho nos trabalhadores mais velhos do que nos mais jovens. Esta tese contribui para o estudo do envelhecimento no trabalho e sugere pistas de intervenção para a gestão de uma força de trabalho cada vez mais envelhecida e diversa.
en
As the workforce ages at an unprecedented rate, organizations need to adapt management practices to the needs and preferences of the increasing proportion of older workers. By combining lifespan approaches to development with organizational justice and job design theories, this thesis examines how employees of different ages - and particularly, older employees – are affected by high-quality social relationships at work. The thesis includes a theoretical introduction followed by six empirical studies. In Studies 1-3, we explored age differences in the importance employees attribute to relational aspects of justice in the workplace. Using semi-structured interviews (Study 1), a field survey (Study 2), and a scenario-based experiment (Study 3), we found that individuals value relational justice more with increasing age. In Studies 4-5, we focused on age differences in reactions to relational aspects of justice. Using a scenario-based experiment (Study 4) and a two-wave survey (Study 5), we found that older employees respond to interpersonal justice with higher trust in their supervisors than younger employees, because of stronger emotion regulation goals. Finally, in Study 6 we focused on age differences in the importance of social support and feedback in the workplace. Using a three-wave survey, we found that receiving and giving social support and feedback at work relates more strongly to the performance of older (versus younger) workers. These findings provide important theoretical contributions to the study of aging and work and suggest practical applications on how to manage an increasingly older and age-diverse workforce.