Título
O papel do método de colaboração vez-à-vez na codificação de desinformação
Autor
Sabino, Daniela Mateus
Resumo
pt
A produção de falsas memórias em tarefas de memória individual tem sido estudada com recurso a diferentes paradigmas, e os seus mecanismos sociocognitivos estão bem estabelecidos. Porém, a memória é também uma atividade social e cooperativa, mas os estudos sobre falsas memórias em contexto de interação social são ainda escassos e apresentam resultados mistos. Um dos fatores que parece contribuir para essas discrepâncias é o método de colaboração utilizado.
O presente estudo teve como objetivo investigar o papel do método colaborativo vez-à-vez (vs. individual) no processo de codificação de desinformação e na evocação individual subsequente. Para tal, realizámos um estudo experimental com recurso ao paradigma da desinformação. Com base na literatura, colocámos como hipóteses que os participantes da condição vez-à-vez (vs. individual) cometessem mais erros na resposta ao questionário e, consequentemente, os incluíssem numa tarefa final de evocação individual. Globalmente, esperávamos ainda replicar o efeito da desinformação.
Como esperado, replicámos o efeito de desinformação, ou seja, os participantes incluíram informação falsa proveniente do questionário na tarefa de evocação individual final. Ao contrário do expectável, durante a realização do questionário, a aceitação de informação correta e de desinformação foi semelhante nas duas condições. Na tarefa de evocação individual subsequente, e contrariamente ao esperado, os participantes da condição vez-à-vez recordaram mais informação correta proveniente do questionário, não se observando diferenças na recordação de desinformação entre as duas condições. Globalmente, os resultados não indicam desvantagens em colaborar recorrendo ao método vez-à-vez (vs. individual), quer na aceitação da desinformação, quer na sua recordação subsequente.
en
The production of false memories in individual memory tasks has been studied using different paradigms, and the underlying socio-cognitive mechanisms are well established. However, memory is also a social and cooperative activity. Nevertheless, studies on the production of false memories in social interaction contexts are still scarce, and their results are mixed. One factor that seems to contribute to these discrepancies is the collaboration method used.
The present study investigated the role of the turn-taking method (vs. individual) during misinformation encoding and subsequent individual recall task. To this end, we conducted an experimental study using the misinformation paradigm. Based on the literature, we expected participants in the turn-taking condition (vs. individual) to make more errors in the questionnaire and include them in a subsequent individual recall task. Globally, we also expected to replicate the misinformation effect.
As expected, we replicated the misinformation effect, that is, participants included false information from the questionnaire in their final individual recall. Contrary to our predictions, during the questionnaire, the acceptance of correct and misinformation was similar between the two conditions. In the final recall task, contrary to our expectation, participants in the turn-taking condition recalled a higher proportion of correct information, while recall of misinformation did not differ between the two conditions.
Overall, the results of the present study do not indicate any disadvantage in collaborating using the turn-taking method (vs. individual) in the acceptance of misinformation or its subsequent recall.