Título
Michelin starred restaurants as drivers of gastronomic tourism and the main experience dimensions: The Portuguese case
Autor
Martins, Hugo José Loureiro
Resumo
pt
Com o aumento da sua popularidade ao longo dos últimos anos, a restauração passou a ser um dos
mais importantes setores do turismo. Além disso, o número de destinos gastronómicos tem vindo a
aumentar, sendo os restaurantes com estrela Michelin um fator muito importante para tal. Tendo isto
em conta, esta dissertação investiga o papel desempenhado pelos restaurantes com estrela Michelin
como impulsionadores do turismo gastronómico e identifica as principais dimensões da experiência
que poderão contribuir para este fenómeno. Foi usado um método de analise de conteúdo misto para
explorar este fenómeno, considerando o caso de Portugal. Para esta pesquisa foram usados 564
comentários publicados no TripAdvisor, relativos a experiências em restaurantes com estrela Michelin
Portugueses. Os resultados relativos às principais dimensões da experiência revelaram onze temas
principais: serviço de alimentação, restaurante, vinho, experiência, menu, chefe de cozinha, vista,
viagem, jantar, culinária e vermelho. Os resultados mostram que as dimensões mais relevantes para
os clientes quando avaliam as suas experiências estão relacionadas com a qualidade e sabor da comida.
Os resultados também mostram que os estes restaurantes são impulsionadores do desenvolvimento
do turismo gastronómico em Portugal. Estas conclusões contribuem para a literatura sobre turismo
gastronómico ao aumentarem o conhecimento sobre as dimensões presentes numa experiência num
restaurante com estrela Michelin e o contributo destes restaurantes para o desenvolvimento do
turismo gastronómico. Em relação aos contributos para a gestão, estes resultados fornecem
informações importantes sobre o sector dos restaurantes com estrela Michelin, tanto para os gestores
dos restaurantes como para os governos.
en
With the rise in popularity over the last years, the restaurant industry has become one of the most
important sectors of tourism. Furthermore, the number of gastronomic destinations is increasing, with
the Michelin starred restaurants being crucial for that. Therefore, this dissertation investigates the role
played by Michelin starred restaurants as drivers of gastronomic tourism and identifies the main
experience dimensions that might be contributing to this phenomenon. We applied a mixed content
analysis method to further explore this phenomenon, considering the case of Portugal. The research
used 564 customers reviews shared on TripAdvisor website, which referred to dining experiences at
Portuguese Michelin starred restaurants. The main experience dimensions results include eleven
themes: food service, restaurant, wine, experience, menu, chef, view, trip, dinner, culinary and red.
The results show that the most relevant dimensions for customers when evaluating their experience
are related to the quality and taste of the food. The results also confirm that Michelin starred
restaurants are drivers of the development of gastronomic tourism in Portugal. These findings
contribute to the literature of gastronomic tourism by enhancing the knowledge of the dimensions
present in a Michelin starred restaurant experience and the role of these restaurants as drivers of
gastronomic tourism. Regarding the managerial implications, these findings give valuable insights
about the Michelin starred restaurant sector for both restaurant managers and governments.