Título
Slow food tourism: The mediating role of destination image in tourism motivation, satisfaction and competitiveness
Autor
Reyes Pradas, Laura
Resumo
pt
Turismo Slow Food é um tópico que vem surgindo recentemente tanto no âmbito
acadêmico quanto no prático. Estudos revelam o papel da comida como um mercado de estilo
de vida e um meio de identificação cultural. Pesquisas anteriores identificam o envolvimento
com o local de destino como o principal objetivo nesse novo nicho de turismo. No entanto, há
conhecimento limitado no status atual do turismo slow food em diferentes cidades. Este
estudo, baseado em uma amostra de 206 turistas visitando a cidade de Valência, desenvolve e
testa, usando modelagem por equações estruturais, um modelo conceitual para avaliar o atual
estado do turismo slow food em cidades de acordo com a percepção de seus turistas. Os
resultados indicam a importância da imagem do destino em mediar a satisfação dos turistas e
a competitvidade de Valência como um destino turístico, trazendo destaque o papel da
motivação do turismo, o envolvimento e a infraestrutura turística na satisfação do turista e na
competitividade do destino, mediado pela imagem do destino que os turistas mantém na
cabeça sobre o lugar visitado. Além disso, os autores encontram contradições nas variáveis.
Mais especificamente, os resultados da pesquisa confirmam a relação negativa entre a
infraestrutura turística, envolvimento e motivação levando em consideração a satisfação dos
turistas, o que contradiz pesquisas anteriores. As descobertas presentes nessa pesquisa
enriquece a literatura existente ao tratar do turismo slow food de uma forma quantitativa em
uma nova cidade e explora implicações práticas aos empreendedores do turismo de Valência,
além de criar futuros caminhos para pesquisas.
en
Slow food tourism has emerged as a recent topic in both the academic and the
practical field. Studies reveal the role of food as a lifestyle market and a medium of cultural
identification. Prior research identifies the involvement at the destination as the main goal of
this new niche of tourism. However, there is limited knowledge of the current status of slow
food tourism in different cities. This study, based on a sample of 206 tourists visiting the city
of Valencia, develops and tests, using structural equation modeling (SEM), a conceptual
model to assess the actual state of the slow food tourism within the city perceived by its
tourists. Results indicate the importance of the destination image in mediating tourists
satisfaction and Valencia!s competitiveness as a tourist destination, by highlighting the role of
tourism motivation, involvement and touristic infrastructure on the tourist satisfaction and the
destination competitiveness, mediated by the destination image that tourists hold in their
minds about the place visited. Moreover, the authors also find contradictions on the variables.
More specifically, study results confirm the negative relationship between tourism
infrastructure, involvement and motivation regarding tourists satisfaction, which contradicts
previous research. Findings of this study enrich existing literature by addressing the slow food
tourism from a quantitative approach and in a new city and explore practical implications to
the tourist entrepreneurs of Valencia, as well as future paths for research.