Título
Os media na era da transição para a sociedade em rede: desafios de evolução nos modelos de negócio em Portugal
Autor
Alves, Inês Patrícia Fernandes
Resumo
pt
A internet é um dos grandes desenvolvimentos desta transição de século. Esta tecnologia é
simultaneamente um resultado e recurso-chave daquilo a que economistas têm chamado a
“Terceira Revolução Industrial” e os sociólogos “O Espírito do Informacionalismo”. Graças à
viabilização de uma comunicação imediata e ubíqua os seus impactos são sentidos em
múltiplas esferas do mundo contemporâneo, seja na economia (por exemplo, offshoring de
produção, controlo preciso das cadeias logísticas), na sociedade (redes sociais, autodistribuição
digital de cultura, etc.), na política (permanente cobertura mediática, novos
movimentos sociais), entre outras. Em tempos de transição “epocal” vários são os setores de
atividade que são transformados e que passam por novas etapas de evolução acelerada. Este
projeto pondera o significado da nova “Economia baseada no conhecimento” e da “Sociedade
em Rede” no negócio dos media, mais especificamente, trata-se aqui de analisar o impacto e a
apropriação no negócio dos meios de comunicação social tradicionais. Uma pergunta base:
Não serão os próprios meios de comunicação digitais um novo média e não a consequência do
alargamento dos meios de comunicação tradicionais à rede? Adotando nesta tese a ótica
teórica dos “Estudos de Inovação” (de inspiração neo-Schumpeteriana) o presente trabalho
procura responder a esse pergunta analisando as mutações (e as contradições) que
caracterizam as dinâmicas atuais do jornalismo. Para isso são mobilizados vários
enquadramentos analíticos em encadeamento sequencial (níveis macro, meso e microscópico
de análise), nomeadamente, a aproximação das “macroenvolventes estratégicas”, a análise das
“forças competitivas”, e a abordagem do “modelo de negócio”. Na sequência deste tratamento
analítico são, por fim são apresentadas pistas para a inovação e renovação dos meios de
comunicação social presentes na rede, tomando por base o maior portal de informação
português, o SAPO.
en
The Internet is one of the biggest developments that has come of age in this new century. This
technology is simultaneously an outcome and a key resource of what economists call “the
third industrial revolution” and sociologists “the spirit on information”. Thanks to its
immediacy and omnipresence, its impacts are felt in multiple spheres of the contemporary
life, like in economy (seamless production, out-sourcing/off-shoring, control over logistic
chains), in society (social networks, self-distribution of digital culture, etc.), in politics
(permanent media coverage, new social movements), etc. In times of transition, many are the
sectors of activity that are transformed and go true new stages of evolution. This project
focuses on the meaning of a “knowledge based economy” and a “network society” on the
media business. A key question is: given the growing importance of the digital element, aren’t
the information websites already a new and independent media? Taking in this paper an
“Innovation Studies” perspective (of neo-Shumpeterian tradition) this work intends to answer
this question by analyzing the mutations (and contradictions) that shape the dynamics of
journalism. For this reason several analytical frameworks are mobilized, in particular, the
strategic macro-context point of view, the analysis of sectorial competitive forces, and the
business model approach. As a result of this analytical treatment, are presented clues to the
renewal and innovation for media labels in the web, taking for example de biggest Portuguese
media portal website, SAPO.