Teses e dissertações

Mestrado
Título

Os media na era da transição para a sociedade em rede: desafios de evolução nos modelos de negócio em Portugal

Autor
Alves, Inês Patrícia Fernandes
Resumo
pt
A internet é um dos grandes desenvolvimentos desta transição de século. Esta tecnologia é simultaneamente um resultado e recurso-chave daquilo a que economistas têm chamado a “Terceira Revolução Industrial” e os sociólogos “O Espírito do Informacionalismo”. Graças à viabilização de uma comunicação imediata e ubíqua os seus impactos são sentidos em múltiplas esferas do mundo contemporâneo, seja na economia (por exemplo, offshoring de produção, controlo preciso das cadeias logísticas), na sociedade (redes sociais, autodistribuição digital de cultura, etc.), na política (permanente cobertura mediática, novos movimentos sociais), entre outras. Em tempos de transição “epocal” vários são os setores de atividade que são transformados e que passam por novas etapas de evolução acelerada. Este projeto pondera o significado da nova “Economia baseada no conhecimento” e da “Sociedade em Rede” no negócio dos media, mais especificamente, trata-se aqui de analisar o impacto e a apropriação no negócio dos meios de comunicação social tradicionais. Uma pergunta base: Não serão os próprios meios de comunicação digitais um novo média e não a consequência do alargamento dos meios de comunicação tradicionais à rede? Adotando nesta tese a ótica teórica dos “Estudos de Inovação” (de inspiração neo-Schumpeteriana) o presente trabalho procura responder a esse pergunta analisando as mutações (e as contradições) que caracterizam as dinâmicas atuais do jornalismo. Para isso são mobilizados vários enquadramentos analíticos em encadeamento sequencial (níveis macro, meso e microscópico de análise), nomeadamente, a aproximação das “macroenvolventes estratégicas”, a análise das “forças competitivas”, e a abordagem do “modelo de negócio”. Na sequência deste tratamento analítico são, por fim são apresentadas pistas para a inovação e renovação dos meios de comunicação social presentes na rede, tomando por base o maior portal de informação português, o SAPO.
en
The Internet is one of the biggest developments that has come of age in this new century. This technology is simultaneously an outcome and a key resource of what economists call “the third industrial revolution” and sociologists “the spirit on information”. Thanks to its immediacy and omnipresence, its impacts are felt in multiple spheres of the contemporary life, like in economy (seamless production, out-sourcing/off-shoring, control over logistic chains), in society (social networks, self-distribution of digital culture, etc.), in politics (permanent media coverage, new social movements), etc. In times of transition, many are the sectors of activity that are transformed and go true new stages of evolution. This project focuses on the meaning of a “knowledge based economy” and a “network society” on the media business. A key question is: given the growing importance of the digital element, aren’t the information websites already a new and independent media? Taking in this paper an “Innovation Studies” perspective (of neo-Shumpeterian tradition) this work intends to answer this question by analyzing the mutations (and contradictions) that shape the dynamics of journalism. For this reason several analytical frameworks are mobilized, in particular, the strategic macro-context point of view, the analysis of sectorial competitive forces, and the business model approach. As a result of this analytical treatment, are presented clues to the renewal and innovation for media labels in the web, taking for example de biggest Portuguese media portal website, SAPO.

Data

10-jan-2014

Palavras-chave

Inovação
Innovation
Economia digital
Novos média
Modelo de negócio
Digital economy
New media
Business model

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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